Ki sordade, viu!

Ói moço, o sinhô num sabe, má'eu tavo Aki incás, indagorin, armussano um resdionte e, nozispasso de uma garfada e ôtra, ficava buscano intendimento, matuntano cun azidéia, assuntano, assuntano, assuntano, ki inté misquecia de cumê. Cumecei até ri sozin! E cuando fico rindo sozin vem na minha mente o meu finado "Avô Legár"...

Eu me alembro como se fôs ôje, pruquê muitas vêis, cuando ele morava no sítio do Sô Nonô e Don'Arda; do Antõe e André; Darvinha tumém; inté da Madalena, que cuidava da Darvinha; ki eu ia lá muitas vêiz... e eu vi ele rindo sozin lá na horta, que tinha pertin da garage, nas banda de cima onde tinha um poço c'uma bomba; pertin da casa tumem.

Eu era gurizin e asvêiz eu chegava de finin, pé por pé, pelo portão que ficava bem no mêi, ali entre a casa e a garage, e o "Vô Legár" não me via chegar e eu iscutava ele ri baxin; e ele ia rino, e falava bem baxin assim: "Ô eu bobo, sô! Ô eu bobo, sô"! E ele inda dava uma risadin mardosa no final "He He He" / "He He He"! Ki legal, eu alembrá do "Vô Legár"! Muito legal mermo?

Pruquê as côis num vorta nos custum diantigamente, né mermo?! A gente vivia mió e tinha menos pobrema!

Eu inda mialembro do meu pai saino cerdin cerdin pra móditrabaiá e ele punhava órde ni nóis, e ai de nóis de num obedecê ele ou a mãi! Nóis ficava pianin pra módi num apanhá, cuando ele vortasse, uai…

Tumém, num faiava! Se arguém num levava asséri o kiêle falô, num fartava bago de mi ou de fejão pra nós juêiá nêis nos cantin da parêde. Se num tinha fejão ou mi, ele mandava nóis i catá daqués pidrinha ruliça lá na bêra do córgo, pra módi nóis podê juêiá nelas mermo. Ói procê vê!

Mas nóis obedicia sim. Fazia tudin ki o pai dizia kié pra nós fazê. Asvêiz nóis inté demorava um porkin pafazê as coisas, mas nóis fazia e cabava antes dele vortar do trabaio. Nóis era um tanto de irmão, igual uma famia de rato kimóra no mêi das pedra lá no quintá de cás, pertin da horta. Nóis brigava… num vô dizer mintira não… mas nóis adivertia muito tumém. Hoje in dia, as pessoa num sabe mais adiverti igual nóis tinha a natureza de adiverti naquêis tempo.

O pai e a mãi era pessoa boa dimar da conta… êis era pessoa muito boa mermo e nunca deixaro nada fartá pra nóis não. Num era fácil, mas num fartava nada não. Êis gostava cum força dos fi dêis tudo, e pra valê, viu. Pó creditá!

Pruquê as côis num vorta nos custum diantigamente, né?! A gente vivia bem mió e tinha menos pobrema mermo, sô!

Ki sordade, viu!