O mundo acabou?

Quando eu era menino, (faz muito tempo), ouvia as pessoas mais velhas dizerem que o Mundo chegaria mas não passaria do ano 2000.

Como eles tinham razão...

As coisas naqueles tempos aconteciam naturalmente, sem correrias, sem pressa, as pessoas se respeitavam, tinham tempo para conversar, se visitarem, trocar ideias, passavam horas jogando cartas, bochas ou sinuca, todos se divertiam gastando quase nada.

Meu avô materno, era o proprietário de um bar e um campo de bochas, onde todos se reuniam nos finais de semana.

Ali o pessoal fazia os campeonatos entre as duplas já estabelecidas durante a semana. Era uma disputa ponto a ponto, como se dizia, já que cada dupla queria ser melhor que a outra, no final as três melhores recebiam medalhas e o troféu de primeiro lugar.

Tudo era muito organizado, o respeito entre os competidores e a assistência era de dar inveja. Todos se conheciam, eram parentes, amigos, compadres, patrões, empregados, todos com o espírito esportivo passavam o Domingo ali. O campeonato tinha sequencia no próximo Domingo.

E assim a vida ia passando sem muita novidade, dava tempo para tudo, e olha que os transportes eram feitos de carroças, carros de boi, a cavalo, bicicletas.

O trenzinho com locomotiva a lenha passava umas quatro vezes por dia onde se acertavam os relógios tal era sua grande pontualidade.

Depois começou-se a ver alguns carros, caminhões que só duas fazendas tinham. Quando apareceram os tratores com alguns implementos, foi uma grande mudança para as lavouras.

Assim esses precursores da modernidade, foram evoluindo aos poucos até chegarem nas maquinas de hoje que fazem tudo até sem operadores.

Tudo foi mudando, evoluindo, as pessoas passaram a não ter tempo, as conversas foram ficando mais curtas, começamos a não ter mais tempo para nada.

Os anos que antes demoravam a passar, pareciam mudados, ficavam cada vez mais curtos.

Já estávamos nos anos noventa, a mudança vinha aos poucos tomando ocupando seu espaço.

Todas aquelas gerações com aquele pensamento e uma sensação estranha, porque o ano 2000 se aproximava.

Chegou o tal ano, muitas orações, muitas promessas, muito medo de alguma coisa sobrenatural acontecer.

Mas Deus é bom. Nada disso aconteceu. A passagem foi normal. Tudo foi acontecendo naturalmente.

Hoje, passados praticamente dezenove anos, estamos vivendo muito diferente com a era da internet; celulares que fazem tudo, carros que dispensam os motoristas, caminhões que transportam oitenta, cem toneladas; aviões, metrôs, ônibus tão rápidos encurtando distâncias, navios super-dotados que transportam tudo para o mundo inteiro. O mundo que antes era tão grande, ficou pequeno de tanta tecnologia.

Hoje tudo está mais perto, as distancias encurtaram, a população com muita pressa, não tem mais tempo para nada.

Hoje com setenta e tantos anos, vivemos todas essas transições, todas essas tecnologias, todas essas facilidades, mas tudo isso distanciou-nos muito e confesso, esse melhoramento que se vê em quase tudo o que se faz hoje, é bom, mas concordo com o que os meus conterrâneos insistem afirmar;

O mundo acabou e ninguém viu.

Luiz Antonio Piccoli
Enviado por Luiz Antonio Piccoli em 29/09/2019
Código do texto: T6756765
Classificação de conteúdo: seguro