Adão Souza Lina 4 h · PIAUI GABRIEL TROPEIRO SACRISTÃO CEARÁ.

Gabriel Querubini de Boa Vista Salgado, Dom Inocêncio Piauí. Era ajudante de Máximo comerciante e fazendeiro de Moreira, Dom Inocêncio, quando rapazinho. Certa vez viajavam para o Crato Ceará. E em uma parada estava sendo realizada uma missa. Mas o padre estava sem sacristão, pois o rapaz que o ajudava tinha ficado muito doente de uma comida que o fez mal.

O padre perguntou se alguém poderia o auxiliar nos preparos para missa, batizados e casamentos. Ninguém da região falou nada. Gabriel era analfabeto, mas tinha conhecimento dos sacramentos. Falou que só não anotava nomes, o mais podia muito bem ajudar. O padre pediu a Máximo que escrevesse os nomes e Gabriel ajudava em outras coisas. Deu tudo certo.

Após esse episódio o padre elogiou Gabriel e o convidou para ir com ele para cidade e estudar, pois encontrou um jovem inteligente e iniciado na fé cristã. Mas Gabriel não pode acompanhar o padre, porque tinha compromisso com eu patrão Máximo.

Quando voltavam para Moreira uns pesquisadores de Pernambuco acompanharam a tropa de Máximo e Gabriel foi uma viagem maravilhosa. Eles viajam para o interior da divisa dos Estados Ceará, Pernambuco e Piauí. Gabriel muito esperto logo ganhou a amizade e confiança dos naturalistas e aproveitou para aprender e tirar algumas dúvidas sobre a natureza. Perguntou Gabriel a um químico por que chovia se era Deus que regula isso o fenômeno da chuva.

O paciente pesquisador falou que falava do ponto de vista da ciência e chovia porque ocorria:

As nuvens carregadas de água condensada ficam pesadas e não conseguem se manter no ar, caindo e causando a chuva. Quando a água evapora e sobe para a atmosfera, que é mais fria, o seu vapor passa para o estado líquido, formando gotículas de água que constituem as nuvens.

Perguntou ao biólogo se os animais praticavam o ato sexual por prazer ou instinto animal.

Respondeu o estudioso que sim, era por prazer e instinto animal, as duas coias. Gabriel voltou dessa viagem mais sábio e foi útil ao padre. Maximo tinha toda confiança em Gabriel cuidava bem da tropas e divertia muitos contando causos alguns inventados outros ouviu, com nesse caso citado, de gente sabida no assunto tema.

Isso Nhozinho ouviu de Gabriel já velho, Nhozinho menino, mas cabeça torre da antiga Embratel.

ADÃO NHOZINHO

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 12/09/2019
Código do texto: T6743685
Classificação de conteúdo: seguro