A Revolução do Papel Higiênico

A população da pequena ilha do Pacífico já estava acostumada com as sandices do seu presidente; na verdade, um ditador, que assumira o governo logo após a II Guerra Mundial, com apoio direto dos EUA. Quarenta anos depois, continuava firme no cargo, e embora houvesse indicado o filho mais velho como sucessor (não havia eleições democráticas na ilha), não parecia querer dar a nenhum dos súditos o prazer de vê-lo morrer. Todavia depois do último despautério, seus concidadãos finalmente concluíram que teriam que abreviar os anos do velho tirano sobre a terra. E o mais notável é que tudo aconteceu de modo absolutamente imprevisível. Ou segundo, outras análises, foi apenas a gota d'água que transbordou o copo...

Lasalo Afakasi e sua esposa Lua, por exemplo, recordam que estavam assistindo TV na sala de casa, quando a programação foi interrompida por um pronunciamento extraordinário do presidente, Iakopo Maulalo. Sentado atrás de uma imponente mesa de mogno, no salão do palácio presidencial, óculos escuros e terno preto, o ditador tinha de pé, atrás de si, o sucessor indicado, Kainano Maulalo.

- Será que o velho vai renunciar? - Perguntou Lua ao marido.

- Duvido - replicou Lasalo. - Mas deve ser importante, ou Kainano não estaria ali.

O presidente pigarreou, e depois começou a falar vagarosamente, o rosto normalmente sem expressão ainda mais indecifrável, pelos óculos que lhe escondiam os olhos.

- Concidadãos de Tuputala... acordei nesta manhã com a determinação de que deveríamos fazer algo que motivasse nossa sociedade na conquista dos seus objetivos, e para minha grande satisfação, meu filho, Kainano, surgiu com uma ideia que é ao mesmo tempo simples e genial. Toda grande mudança, sabemos, começa com um pequeno passo, e este pequeno passo começará na casa de cada tuputalense. A partir da próxima segunda-feira, entrará em vigor um decreto presidencial estabelecendo a obrigatoriedade do uso do papel higiênico virado para dentro, no sentido da parede. E antes que venham me dizer que estatisticamente, a maioria das pessoas coloca o papel higiênico no rolo virado para fora, eis aí justamente a demonstração de força de vontade que deveremos dar: a mudança de um velho hábito, que nos facultará mudar hábitos ainda mais arraigados e nocivos os quais discutirei numa próxima oportunidade. E para reforçar o meu decreto, estarei criando uma força-tarefa de fiscalização de banheiros, comandada pessoalmente pelo meu filho, Kainano, que sorteará residências de cidadãos desta ilha para serem vistoriadas no cumprimento desta determinação presidencial. Os que forem flagrados em discordância da lei, poderão ser multados em...

Lasalo não esperou o pronunciamento acabar; ergueu-se do sofá e desligou a TV preto e branco.

- Chega! - Gritou. - Fiscalização de banheiros! Era só o que faltava!

Saiu para a rua de terra que cortava a aldeia, e viu que muitas outras pessoas também estavam saindo de suas casas, tão enfurecidas quanto ele.

- Precisamos fazer alguma coisa pra parar esse louco! - Exclamou Atini Isaia, um comerciante que possuía um velho caminhão Ford F-3 vermelho, ano 1949.

O que foi decidido é que marchariam rumo ao palácio presidencial, e assim foi feito. Com Atini ao volante do Ford, e a população da aldeia caminhando atrás dele, começaram uma jornada que, a cada parada, aumentava a quantidade de participantes. Quando horas depois chegaram à capital de Tuputala, Solosolo, já eram milhares de manifestantes.

Ao ver o mar de gente que enchia as ruas, o presidente mandou que o exército atirasse contra o povo, mas suas ordens não foram obedecidas. Os soldados acabaram juntando-se à multidão, e antes que chegassem ao palácio presidencial, Iakopo e seu filho Kainano fugiram de helicóptero para uma ilha vizinha, a República de Onosa'i. Os revoltosos tomaram o palácio sem dar um tiro.

Ao entrar no banheiro privativo do presidente, com torneiras de ouro e revestido de mármore de Carrara, Atini Isaia e um grupo de manifestantes constataram um fato chocante: o papel higiênico importado que pendia do rolo, estava virado para fora.

- Parece que a pequena mudança que o presidente Iakopo queria nos impor, era grande demais até para ele - ponderou Atini.

E, de forma simbólica, retirou o rolo do suporte e o pendurou com a ponta virada para a parede.

- [20-08-2019]