O cumpade e a dor de dente

UM CUMPADRE COM DOR DE DENTE

Por causa da desconformidade da vida, mulher e filha pra capital e o compadre no meio do mato. Não agüentava mais a solidão e a dor de dente. A solidão ele curava com umas cachaças no anoitecer, mas a dor de dente... Até que apareceu o compadre...

- Larga mão de sê bobo cumpade Zé!

- Uai, caos de quê?

- Já que anda suzinho memo vende os fio da Mimosa, ranca esses dente veio e faiz uns implante cumpade, tá sofreno de bobo que ocê é.

- Mais esse trem num dói munto não?

- Mais craro que dói, mais dói uma veiz só sô!

Saem os dois compadres atrás de açougueiro para vender os filhos da vaca Mimosa e um dentista famoso nesse tal de “imprante”. Como naqueles dias que o sol nasce para todos, o açougueiro era irmão do dentista nessas “congonha” da vida, negociação rápida para o compadre começar a sorrir novamente. Não se sabe quem sofreu mais, os filhos da Mimosa no matadouro ou o compadre na mesa do dentista. Gengiva e dentes infeccionados de tanto fumo e falta de trato que fez o compadre salvador pedir a comadre pra ligar para a outra pedindo socorro:

- Se pudé vim qui cumade, o Zé tá sangrano muito, só pode cumê sopa, tô cum dó do coitado... Se fô lá ajudá o povo fica pensano coisa...

Não se sabe se o povo da capital não tinha o que fazer, apareceu um carro cheio de gente para acudir o coitado do Zé. A mulher deu um alô e foi mostrar as plantas e as curiosidades do lugar. O Zé com fome. Como estavam demorando muito arrancou um pé de inhame e começou a fazer uma sopa... A mulher toda invocada em mostrar que era dona do lugar só perguntou se não tinha carne e saiu de novo. O Zé todo capenga, sem conseguir nem falar, foi na lagoa e pegou uma tilápia, temperou.... A mulher apareceu rápida de novo e perguntou por que não tinha pegado duas... Já tentando dormir numa rede porque foi alojado de sua cama para as visitas escutou sua mulher falando que iriam deixar um pedaço do peixe para ele comer no meio da sopa do dia seguinte... Quando tratava das galinhas na manhã do dia seguinte escutou sua mulher falando pra não fazer muito barulho e que pegasse uma, já que precisava de sopa.... Na hora do almoço, como sua mulher e a “parentada” tinha sumido, foi comer sua sopa onde só achou a cabeça do peixe no meio de sua tão sofrida sopa. Como bom anfitrião, ascendeu o fogo e fez a galinha e foi cuidar da vida.

- Para cumpade, para...

- ...

- Num vai falá que...

- Falá o quê cumpade?

- Que na hora cocê chegô da roça...

- Isso memo...

- Isso memo o quê?

- Hora que cheguei da roça a muié tinha vazado, isso?

- Isso eu já sei, mais o quê ela dexô procê cume?

- Sabe não?

- kkk, num vai falá...

- Isso memo cumpade...

- A cabeça da galinha procê chupar...

- ...

- kkk, cê é um idiota cumpade...

- Será? A muié foi imbora, a Mimosa vai pari de novo, cabo a dor de dente...

- ...

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 10/08/2019
Código do texto: T6716998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.