O Mexido

O mexido

Era o nosso terceiro ano na Escola. Não me lembro se era nas quartas ou quintas feira, nossas duas turmas de Zootecnia, tinham aulas práticas à tarde de Avicultura , e de Produtos do Frigorífico, cujo professor era o Xerife, apelido ganho quando calouro. Os professores dessas matérias eram ex alunos da escola. As turmas de laticínios faziam, queijos, mussarelas, requeijão, etc. Era o dia que fazíamos o famoso mexido, atrás do prédio da cozinha da Escola. Tínhamos fogão, panelas, pratos, talheres.

Nessas aulas cada um levava um pouco de cada produto feito. Então tínhamos ovos da Avicultura, queijos, mussarelas, requeijão do Laticínios e do Frigorífico vinha mortadelas, linguiças, paios, carne de sol, etc.

Numa aula no Frigorífico, estávamos fazendo um tipo de linguiça de tripa fina sem gomos. Eu tinha ido com o famoso Kandango ( Jeep DKW ), encostei ao lado do prédio onde tinha um vitrô, e por alí passavam as linguiças que iam sendo escondidas no dito cujo. No fim da aula, o Xerife (tinha estudado lá e sabia dessas malandragens todas), me falou: -> Picolé, ainda bem que você veio de Jeep, vamos até a cidade que eu tenho um compromisso lá <.

Tentei argumentar alguma coisa, mas não teve jeito, lavamos as mãos e lá fomos nós pra cidade. Logo na saída ele começou a olhar em baixo dos bancos, porta luvas, como não achou nada, perguntou: -> Onde vocês colocaram? <

-> O que você quer saber? <

-> As linguiças, onde estão? <

-> Sei lá, ficaram na câmera fria, né.<

-> Não, as que vocês passaram pro Jeep <

-> Vê lá, não tem linguiça aqui não <

-> E esse cheiro? <

-> Você queria que estivesse cheirando o quê, foi a aula toda mexendo com tempero <.

Chegamos na cidade, demos umas voltas na Praça, tomamos umas duas geladas e voltamos.

Quando chegamos, já escuro, guardei o Kandango no lugar de costume, em baixo da árvore, tirei o macacão e fui lá pra nossa cozinha, o mexido estava a todo vapor, ovos, queijos e pra minha surpresa, muita linguiça.

Fiquei espantado, pois achava que não teria linguiça. Daí é que fui saber o que tinha acontecido: o Xico, quando ouviu que o Xerife queria que eu o levasse pra cidade, tirou as linguiças do Jeep e passando-as pelo pescoço, descia para as pernas, por dentro do macacão.

Por isso o nosso lema era : "Nessa Escola todos somos Amigos"

Luiz Antonio Piccoli
Enviado por Luiz Antonio Piccoli em 01/06/2019
Código do texto: T6662178
Classificação de conteúdo: seguro