A menina feliz

Rosalina tinha apenas onze anos, quando fora dada a uma senhora de idade e de muito bom coração, que nescessitava de uma serviçal.

O trabalho não assutava a menina, que vinha de uma familia de dez irmão, sendo ela a mais velha, que fazia todo o trabalho da casa. mas as coisas foram ficando dificeis para a família, que tinha muitas bocas, para sustentar.

A senhora bondosa, lhe passou as tarefas, uma a uma.

De manha preparar o café, dar milho as galinha, varrer as calçadas, dar comida aos porcos e ajudar a tirar o leite da vaca. tudo isso antes de ir para a escola. que era de manha.

Depois da aula, lavar as louças do almoço, limpar a cozinha, lavar as roupas, no tanque, dar lustro no assoalho da sala, tirar o po, molhar as plantas, recolher as roupas, passar as roupas.

Mas tinha coisas boas, a comida era boa e farta. as vezes, a bondosas senhora lhe comprava uma peça de roupa, umas duas vezes ao ano.

A menina também capinava a horta e varria o quintal, e uma vez por mes carregava os milhos para dentro do paiol, que um velho caminhão descarregava, no quintal. Quando esta tinha esta tarefa entravanoite a dentro, porque não podia se recolher, antes de guardar todo o milho, que ela carregava num pequeno jacá.

No sabado era mais tranquilo, so tinha que torrar café, moer p semana toda. e ajudar a senhora a fazer sabão.

Por imcrivel que pareça a menina era feliz. Fazia todo o trabalho contente e era agradecida, por ter um lugar para morar e poder comer.

Suas roupas eram, praticamente trapos. Mas ela tinha um vestido bonito para acompanhar a senhora a igreja.

Isto era tão normal, na pequena cidade. Havia tantas outras meninas, como ela, que trabalhava, em troca de comida e de um lugar p dormir.

Estudou pouco, porque, as horas de escola, atrapalhava o serviço da casa.

Tristeza, um dia a senhora amanheceu morta. A menina, então agora com seus quinze anos, se desesperou. Que seria dela?

Problema este que foi resolvido, no enterro da senhora, pelas filhas desta. A menina ficaria com a filha mais velha, que tinha muitos netos, para serem cuidados.

Que sorte a menina pensou. E continuou trabalhando de sol a sol, em troca da comida, e de um lugar para dormir e era imensamente grata a todos.