ARLINDO, O COZINHEIRO
Lá pelos anos 60, eu e meu primo Edu, que quase sempre fomos sócios desde moleques, resolvemos sair para negociar em outros lugares. Como o nosso negócio sempre foi gado, fomos vender vacas de leite na região de Pereira Barreto, Jales, Fernandópolis e cidades circunvizinhas.
Saímos com dois caminhões carregados de vacas pretas, malhadas, ou que tivessem alguma característica para produzir leite.
Na época uma vaca que produzisse de 8 a 10 litros, já era razoável. Levamos também o Arlindo que morava na fazenda para nos auxiliar nos tratos das vacas e também cozinhar, pra ficar mais em conta, as despesas.
Alugamos um sítio na beira da Rodovia Washington Luiz, que tinha tudo o que íamos precisar para fazer um ponto de negócios.
Uma casinha que nos acomodava, curral para mexer com as vacas, um pastinho e água.
Descarregamos as trinta vacas e começamos a fazer alguns contatos, muitos curiosos paravam ali para ver as vacas diferentes das que estavam acostumados.
Nos primeiros dias foi só especulação, alguns demonstrando algum interesse. O sítio ficava a uns 10 km de Bandeirantes na época apenas uma vila e o Arlindo acabou sendo nosso cozinheiro.
Eu e o Edu saímos pra ver um gado para trocar nas “leiteiras”, numa fazenda da região. Passamos por uma lavoura de batatas, justamente quando estavam colhendo. Compramos um saco de batatas.
O Arlindo, nosso exímio cozinheiro só sabia fazer arroz. Com as batatas ficou bem mais fácil, fazer o rango. Então todo dia era arroz com batatas. Uns dias depois fomos juntar o gado que tínhamos pego nas trocas das leiteiras. Sabíamos que ia demorar pra voltar. O Edu falou:- Arlindo, vê se hoje você muda o cardápio, sai aí nos vizinhos, encontra alguma coisa diferente pro rango, chega de Arroz com Batatas!
Voltamos lá pelas dezesseis horas. No caminho vínhamos pensando que o Arlindo tinha feito um rango diferente, frango, ovos, queijo, verduras...
Ele estava sentado na soleira da porta, arrumando um cabo de enxada. Descemos da camionete doidos de fome,
Ai o Edu perguntou:-
- E aí Arlindo, mudou o rango hoje?
- Mudou.
- Oba, o que você fez?
- Batata com arroz !