NOMES DE RUAS OU LOCALIDADES DA CIDADE DE SALVADOR/BA SÉCULO 18,19 E 20

(poucos nomes de Ruas permaneceram e a maioria mudou os endereços)

Os nomes de ruas são nomes próprios do lugar, mas geralmente é o povo que batiza o local e a sua História. A Prefeitura se encarrega do Logradouro. Neste termo, listei nomes curiosos que ainda existem poucos em oficiais. Vamos acompanhar abaixo:

Beco do Gazello, Beco do Vigário, Ás Portas do Carmo, Rua da Preguiça, Beco do Grillo, Rua do Tijolo, Gambôa de Cima e Gambôa de Baixo, Ás Portas da Ribeira, Rua do Bambú, Rua da Poeira, Largo da Saúde, Rua da Alfândega, S. Pedro Velho, Stº Antonio Além do Carmo, Rua dos Caldeirões, Rua do Paço, Rua dos Capitães, Rua do Gravatá, Beco dos Calafates, Cais Dourado, Lapa, Rua do Pão de Ló, Praça do Saldanha, Calçada do Bomfim, Beco dos Ferreiras, Rua Direita do Comércio, Soledade, Matatú, Brotas, Estrada da Boiada, Rua Julião, Guadalupe, Pitangueira, Portão da Piedade, Ladeira do Aljube, Beco do Motta, Rua dos Ossos, Cruz do Cosme, Rua da Faísca, Praça Stª Isabel, Maciel de Cima e Maciel de Baixo, Rua Direita do Palácio, Beco do Escorrega, Ladeira da Preguiça, Rua do Bispo, Praça do Palácio, Largo do Teatro, Rua da Valla, Largo das Princesas, Praça do Comércio, Campo Grande, Vitória, Ladeira do Pilar, Rua do Arsenal, Rua da Cova da Onça, Rua Duarte, Ribeira do Corpo Santo, Campo da Pólvora ou Campo dos Mártires ou Praça Pedro II, Praça de S. João, Rua do Cabeça, Jenipapeiro, Rua do Tira Chapéu, Penha, Rosário de João Pereira, Água de Menino, Gueimado, Santa Tereza, Bom Gosto do Pilar, Rua do Hospício, Rua das Laranjeiras, Ladeira da Gameleira, Ladeira do Taboão, Largo do S.Francisco, Terreiro de Jesus, Largo da Palma, Bângala, Santana, Rua Direita da Misericórdia, Beco do Mocambo, Rua do Castanheda, Rua da Mouraria, Jogo do Lourenço, Rua da Força, Rua Direita do Colégio, Largo de Nazaré, Itapuã, Beco do Ferrão, Mocambinho, Rua das Verônicas, Dendezeiros, S. Raymundo, Caquende, Areal de Cima e Areal de Baixo, Fonte das Pedras, Praça Pedro II, Rua de Baixo, Barris, Cabula, Rua do Sodré, S. Miguel, Rua das Pedrinhas, Rua da Lama, Largo da Piedade, Forte de S. Pedro, Cruz do Pascoal, Graça, Ladeira de S. Francisco, Coqueiro da Piedade, Rua Atrás do Muro das Freiras, Paripe, Desterro, Rua Atrás da Cadeia, Ás Grades de Ferro, Rua Quitanda do Capim, Bom gosto da Calçada, Largo do Papagaio, Ladeira de S. Bento. Rua dos Ourives, Beco do Ferrão, Jiquitaia, Pirajá, Rua do Ouro, Fazenda Garcia, Rua dos Coqueiros de Água de Meninos, Freguesia do Pilar, Freguesia da Conceição da Praia, Massaranduba, Bonocó, Bogun, Ogunjá, Saboeiro, Arsenal da Guerra, Beco do Funil, Rua do Gado, Rua Ferreira França, Rua do Jacaré, Rua Nova do Gueimado, Rua Boa Vista, Ladeira São Roque, Sangradouro, Ladeira da Praça, Rua da Assembléia, Pelourinho, Taboão, Rua do Imperador, Rua Pitangueiras, Jogo do Carneiro, Tanque da Conceição, Ladeira da Conceição da Praia, Rua do Tinquim, Rua do Tororó, Rua do S. Miguel, Baixa de Quintas, Rua das Barreiras, Ladeira da Água Busca, Rua do Sodré, Porta do Carmo, Beco dos Chinelos, Lapinha, Campinas de Pirajá, Rua da Pitanga, Castro Neves, Rua do Uruguai, Rua da Oração, Rua D. José, Rua dos Marchantes, Rua dos Quinze Mistérios, Ladeira do Tororó, Rua Nova de S. Bento, Rua Direita do STº Antonio, Largo da Madragoua, Estrada de Quintas, Rua dos Adobes, Pau Miudo, Baixa do Boqueirão, Rua do Socorro, Matatú Grande, Cruzeiro do S.Francisco, Rua das Flores, Rua Nova de Guimarães, Quintas das Beatas, S. Thomé de Paripe, Candeias, Ladeira do Alvo, Rua Direita do Colégio, Rua dos Droguistas, Rua do S.Francisco, Porto dos Mastros, Rua dos Carvões, Rua dos Perdões, Rua S. José de Ribamar, Praça dos Veteranos da Independência, Rio Lucáia, Ria Vermelho, Sete Portas, Rua Guindastes dos Padres, Rua Guindastes da Praia, Porto Baltazar Ferrais, Ribeira das Naus, Vila Nova da Rainha, Porto dos Tainheiros, Quartel da Mouraria, Beco do João Simão, Beco do Tomaz de Aquino, Rua Cidade da Palha, Rua Barão Homem de Melo, Tanque do Engenho da Conceição, São Caetano, Rua dos Barris, Mares, Rua Baluarte, Rua da Maria Pires, Baixa dos Sapateiros, Rua da Imperatriz, Rua Formosa, Fonte Nova de S. Miguel, Rua do Berquó, Estrada 2 de Julho, Estrada da Vila América, Ladeira dos Galés, Ladeira São Roque, Rua Democrata, Lapinha, Fazenda Garcia, Fazenda Grande, Estrada do Fabrício, Sete Portas, Rua da Glória, Itapagipe, Caixa d!agua, Camurujipe, Rua dos Ratos, Rua do Coqueiro, Rua das Vassouras, Travessa Mares, Rua do Bogarim, Beco do Funil, Rua dos Currais Velhos, Ladeira dos Perdões, Retiro, Rua Mesquita do Tororó, Rua do Fogo, Baixa do Cabula, Rua do Cirilo, Rua do Gasômetro, Praça da Polícia, Portas da Ribeira, Rua Carlos Gomes, Rua do Padre Bastos, Rua do Gado, Rua das Barreiras, Barra, Fazenda S. Gonçalo, Rua da Mangueira, Ladeira de Traz da Igreja do Bomfim chamado de Ladeira da Lenha, Praça Duque de Caxias, Rua Cruz das Almas, Rua Santa Catarina, Largo de S. Joaquim, Rua da Matriz. Rua Saldanha da Gama, Rua do Convento da Sé. Ribeira de Itapagipe. Porto dos Tainheiros. Ilha dos Ratos na enseada de Itapagipe. Ladeira do Quebra Bunda, Caminho do Inferno, Ladeira do Papagaio.

Hoje a maioria dos nomes de ruas é de pessoas que fizeram relevantes serviços a comunidade ou homenagens após morte.

FONTE:

Pesquisas:- “Livro de Assentamento de Óbitos do Cemitério da Quintas do Lázaro” e “Registro de Locação de Ruas da Cidade de Salvador- Prefeitura Municipal de Salvador.” “Almanaque “Estribela” – guia da cidade de Salvador – publ. Em 1933.” Almanak da Bahia – ano 1881.

Álvaro B. Marques

batacoto
Enviado por batacoto em 28/04/2019
Código do texto: T6634263
Classificação de conteúdo: seguro