Tabaco nosso de cada dia

Uma pessoa vai à tabacaria por um pacote de tabaco. O individuo, cabisbaixo, entra no lugar sem prestar muita atenção. Trêmulo, caminha em direção a bancada e tenta não causar uma má impressão. Mira o olho diretamente aos olhos do vendedor, e com sua voz tímida, pergunta:

- Um Luckies vermelho por favor.

O vendedor não tarda a alcançá-lo, e retira o primeiro pacote. Logo, entrega nas mãos do cliente, que largou o pacote assim que o tinha em suas mãos.

Ao ver tal cena, o vendedor logo perguntou:

- O que há de errado, amigo? - Já começava a notar a atitude suspeita do indivíduo.

O homem fecha os olhos imediatamente com muita precaução, para que não enxergue o pacote caído, e tenta pegá-lo do chão.

Neste mesmo momento, um cliente abre a porta na esperança de comprar seu precioso cigarro. Ao bater os olhos no homem, ali esparramado no chão, se encontra confuso com a situação.

Pergunta ao vendedor se de algo sabia sobre esse homem. O vendedor, também confuso, responde que este homem sempre aparece em sua loja, e com tal atitude, procura alimentar seu vício.

O homem levanta-se prontamente do chão, e sem juízo, bate a cabeça em um dos containers. Se põe a colher os produtos que caíram no chão, também de olhos fechados. O vendedor, já estressado, trata de ajudá-lo. Em um ato súbito, eleva sua voz para confrontar o ruidoso cliente, e diz:

- Você sempre vem a minha loja a procura de seu Luckie Strike, e sua atitude dentro do meu estabelecimento não agrada aos meus clientes. Tento sempre entender o que há de errado com você. Pois, responda-me agora, qual foi dessa vez? Hein?!

O cliente um pouco constrangido, respira fundo e trata de explicar:

- Escuta, meu senhor, nunca tive a intenção de espantar os seus clientes, somente não sei como lidar com um sério problema que tenho.

O vendedor, retruca:

- Pois trata de resolvê-lo! Não posso imaginar tal problema que o faz agir como tolo toda vez que o senhor vem comprar do meu produto.

O cliente, gaguejando, recomeça sua frase:

- Não sei como lidar com o meu problema. Toda vez que venho comprar meu tabaco, me deparo com as imagens em seus pacotes, e o morto vem me visitar a noite. Meu médico já me aconselhou a meditar, mas essa angústia não passa nem com xarope. Não sei se a ti te agrada que a propaganda do seu produto mostre cada vez mais gente morta e pele costurada, mas a mim causa calafrios.

O vendedor, abismado, vira os olhos ao outro cliente, como quem diz: você acredita nessa bobagem?

O cliente, pensativo, vira os olhos ao homem, que não sabia enfiar sua cabeça, e solta uma frase:

- Sinceramente, senhor, acredito que você deveria dar um fim ao seu vício.

Jju
Enviado por Jju em 03/03/2019
Código do texto: T6588440
Classificação de conteúdo: seguro