A FANTÁSTICA HISTORIA DE UM METALEIRO

Nova lorque 4 de janeiro de 1972 quando se começava a unir todas as circunferências da musica Americana em que se estabeleceu na alquimia musical uma grande transformação do blues e do jazz que se consagravam as melhores canções de um grande tempo. Sempre tive o interesse em entender a origem dos acontecimentos, seja de demonstrações do comportamento humano e de suas procedências psíquicas até os movimentos artísticos que mais me comovem. Dentre as expressões musicais, de muito interesse durante minha vida adulta foram o Blues e mais tarde o Jazz, estilos musicais norte-americanos que funcionam como veículos de demonstração do mais íntimo que a alma humana pode expressar. Como muitos, contudo, sempre tive a dificuldade de separar essas duas linguagens e entender cada uma delas de forma independente, apesar de entender que a relação entre elas foi e continua sendo de uma ligação intensa.

Para entender a origem do Blues, precisamos necessariamente voltar ao início do século XVIII, durante o Grande Despertar religioso norte-americano. Esse momento de maior união religiosa entre as raças é de fundamental importância histórica por finalmente oferecer à população negra um espaço de celebração religiosa em igrejas Católicas, mesmo segregadas. Nos cultos, os escravos negros tinham um espaço de dançar e cantar de um jeito que remetesse às formas de celebração africanas extirpadas deles no novo mundo. Essa prática deu origem ao Espiritual, estilo musical emotivo e introspectivo, que iria influenciar o Blues durante seu desenvolvimento. Hoje estamos mais adiante de um novo tempo em que possamos entender o porquê de duas classes musicais que por serem bem definidas deram simplesmente depois de algum tempo uma transformação como um absinto musical em que tudo e por tudo foram absorvidos se criando uma verdadeira bateria musical de se projetar ao futuro quando tudo começou assim ficaram sempre todas historias. Essa semana relembramos vários artistas que morreram, mas que deixaram grandes legados musicais. Aproveitando o clima do dia rock conheça, de maneira rápida, a história de onde tudo começou. Ele nasceu como uma maneira de expressar os sentimentos e transmitir o vigor de um adolescente e de uma época. Desde o seu primórdio o rock passou por diversas mudanças e, hoje o que é rock para um, pode não ser para outro e vice-versa. Rock é um termo abrangente que determina um gênero musical que nasceu em meados dos anos 50. Na verdade o rock traz em suas origens descendências do blues, uma pitada de country, um pouquinho do rhythm and blues, entre outras influências como o folk, o jazz e, claro a música clássica. O ritmo foi considerado como uma versão mais agressiva do blues, o rhythm and blues se aperfeiçoou a partir da necessidade dos cantores em se fazer ouvir nos lugares em que tocavam, já que os sons dos instrumentos elétricos exigiam um canto mais gritado. Para a consolidação da primeira forma do rock - o rock'n'roll - houve também a junção com a música branca, a chamada country and western (música rural dos EUA). Na época, os mais atingidos pelo rock’n’roll foram os jovens dos Estados Unidos, que se encontravam em meio à guerra da Coréia em 1950. A nova forma de expressão foi denominada aos jovens como os rebeldes sem causa. Frente à insatisfação do sistema cultural as pessoas passaram a usar a música, precisamente o rock, como um canal para expor as ideias. Grandes artistas começaram a surgir nessa fase. A evolução musical também foi ocorrendo diferentes estilos, gêneros e subgêneros ficando tudo por uma classificação ate hoje de um alerta da juventude em que ouve uma grande crise que mexeu debilitada mente com o regresso de uma nova geração ate os dias de hoje chamada geração Coca-Cola no mundo todo a aumentar o poder nos cinemas com trilhas sonoras e instrumentais em que hoje o mercado discográfico e video-gráfico atingiram o maior índice de vendas em todo país que se faz hoje as melhores baladas musicais no Brasil que simplesmente chamamos de rock in rio que levou vários fenômenos do rock internacional a tocar no Rio de Janeiro fazendo grandes e exemplares festivais de musicas metaleiras em que se estabeleceu e incentivou muitos artistas e jovens de uma geração pródiga que prevaleceu ate hoje as classes sociais, a arte musical e baladas de canções instrumentais que fizeram com suas criticas e canções que mexeram com o mundo a mudar a sociedade que vive hoje os piores momentos de sua vida devido à educação no país, economia e equilíbrio emocional devido às reconstituições presidenciais que sempre não estabelecem dever sobre os outros e compromisso a sociedade que são exemplos diários de grandes duela dores de um tempo que vai ficar gravado na historia em que não se faz políticas sem honestidades e sim talvez possamos dizer que a musica tenha sido benéfica a salientar a dor e o sofrimento social dos jovens de todos os países que em tudo se tem um pouco de religião que se conserva o otimismo democrático em todo país ficando tudo e todos socializados por uma psicologia dinâmica oposta ao som, musica, ritmo e palavras de letras docentes que por grandes influencias musicais mudaram mentes de pessoas que sempre percorreram atrás da vida.

Talvez estejamos mais fortes e modernizados por uma partitura que inevitavelmente se formalizou em vários artistas para mostrar sua origem, atmosfera e modernidade em que sempre vamos dizer que o rock nunca vai morrer porque é com ele que simplesmente alcançamos plenamente alguma coisa que possa nos falar de paraíso que simbolicamente nos demonstra talvez o diabo e o inferno por sua manifestação, letras e baladas que em tudo e com tudo nunca iramos entardecer nossas idades porque estamos em um circulo talvez elétrico que não nos deixa perecer e morrer porque simplesmente possamos mudar o mundo e talvez as coisas as nossas voltas que poderemos e seremos capazes de sonhar com o futuro de nosso planeta e talvez entender as nossas qualificações de estarmos simplesmente imotivados psicologicamente pelo som que possamos dizer algum dia o que teremos feitos e ressuscitaremos a vida se morrermos porque em tudo seremos mais que estrelas explorando o espaço, ritmo de uma canção bem sonorizada ao nosso tempo espaço e musica que nos fez fieis e que futuramente possamos encontrar o verdadeiro paraíso plenamente em nossas vidas por sermos moldados a ferro, metal e fogo. O rock in roll é extenso como um trilho de um trem em que a maquina se rola por todo trilho de um tempo de ida e de volta ao destemido presente, passado e futuro que possamos sempre nunca se esquecer da luz cintilante da vida em que as portas e os portais são azuis e se abrem e a sempre um caminho de vida e morte querendo dizer-nos o quanto possamos erguer nossos laços entre os espaços ao limite do homem que vive diante dessa ressonância do universo que nossos instrumentos fazem a mesma canção e é pulsante, gravitacional e equivalente a mais e a menos ficando tudo por nossos entendimentos e manuseios que a base é criar, tocar e gravar diversas canções que possamos dizer o quanto vale nossos paraísos que são fluentes de prazer e tudo se pode alinhar-se e fluir como um fluxo elétrico e vibracional que tudo se pode imaginar, brotar e crescer como uma semente de ouro em um solo acuado por seis cordas de aço em que escalamos as escalas com propósitos de nos favorecer o som que se criara a luz para distanciarmos da escuridão das trevas e em cada harmonia vivenciaremos a bela canção que falara de nossas vidas, de amor e de um passado feliz que chamamos de rock in the sky que sempre se diz que o amor é simplesmente uma chave para sairmos da escuridão e em tudo por isso permaneceremos jovens ao som por ser do som a vida harmônica em que nos dar atmosferas de viver e cantar e sermos eternamente feliz. Ficando tudo por uma historia de rock e baseada na fantástica historia de um metaleiro. Abraços!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 16/12/2018
Reeditado em 22/03/2023
Código do texto: T6528780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.