Regeneração

Colin estava com Lucy, a primogênita, nos braços, tentando desajeitadamente dar-lhe a mamadeira. Diante deles, na sala da casa dos Baker, a árvore de Natal que ele e Marion, sua esposa, vinham tentando montar; isso quando Lucy lhes dava algum intervalo, naturalmente. Marion estava na cozinha, preparando alguma coisa, mas quando o telefone tocou, colocou a cabeça para fora e perguntou se ele queria que atendesse.

- Por favor, querida - respondeu Colin, sorrindo aliviado.

Marion enxugou as mãos no avental e conseguiu tirar o fone do gancho antes do quarto toque.

- Alô? É a Marion - identificou-se ela. - Sim, ele está...

Virou-se para o marido e pousou o fone ao lado do aparelho, na mesinha de mogno.

- É da BBC1... querem falar com você.

Marido e mulher entreolharam-se em silêncio por um breve instante. Finalmente, ele estendeu os braços, com Lucy e a mamadeira e Marion pegou ambas. Lucy a encarou, intrigada pela súbita troca, enquanto Colin atendia a ligação.

- Colin Baker na escuta. Com quem estou falando?

Ouviu calado, a expressão passando de expectativa para satisfação, e finalmente, assumindo um ar de resignação.

- Sim, eu concordo... está no contrato, não é? Estarei aí amanhã para acertar os detalhes e pegar uma cópia do roteiro.

Desligou, e após colocar o fone no gancho, olhou para a esposa e filha com um sorriso ligeiro a pairar sobre os lábios.

- Você quer a notícia boa ou a má primeiro?

- O que a BBC quer com você, Colin? - Indagou Marion, tensa; e, em seguida:

- Qual é a notícia boa?

- Me chamaram de volta... para interpretar o Dr. Who na TV...

A expressão de Marion foi de apreensão à felicidade em décimos de segundos. Mas, por fim lembrou-se de que havia o outro lado da moeda.

- E... sob quais condições? O que o ogro do Michael Grade impôs como condição?

- Não foi ele quem ligou, - suspirou Colin - era alguém da produção. Ainda não é um retorno à série, me foi dito... a suspensão continua valendo até Grade encontrar o "tom certo" para o programa, seja lá o que isso for. Mas, sem dúvida alguma, me querem como o Doutor, numa aparição especial.

- Uma participação especial? - Animou-se novamente Marion. - Um especial de Natal?

- Algo bem menor do que isso - declarou Colin com amargura. - Um comercial para a TV, onde eu deverei interpretar meu personagem, juntamente com a Nicola Bryant... a "Peri" Brown, você sabe.

Diante do ar de decepção da esposa, tentou gracejar:

- Ei, se anime! Pelo menos, as crianças me verão no Natal!

* * *

John Nathan-Turner, o produtor de "Dr.Who", havia convocado Colin Baker e Nicola Bryant ao seu escritório na BBC1. Antes de entrarem, Nicola tentara infundir algum ânimo no colega ator.

- Eu estou no programa a mais tempo do que você, Colin... não teriam lhe chamado... nos chamado, aliás... se não tivessem certeza de que haverá uma nova temporada em 1986!

- Então podemos ter esperança - declarou ele, de forma ambígua.

Já sentados à frente do produtor, Baker e Bryant foram informados do que tratava o tal comercial de TV.

- Três anos atrás, fomos procurados pela Sinclair Research para autorizar a produção de uma peça publicitária para o seu novo computador doméstico... o ZX Spectrum... com a participação de Peter Davidson, o Quinto Doutor, e da Sarah Sutton, como Nyssa - explicou Nathan-Turner, olhos fixos em Baker. - Como o comercial fez muito sucesso na época, e eles pretendem lançar uma versão atualizada da mesma máquina ano que vem, nos solicitaram que permitissem a sua participação na nova campanha... com um argumento com o qual nós tivemos que concordar...

Exibiu para ambos uma revista que estava sobre sua mesa: era o número de janeiro de 1985 da "Doctor Who Magazine", ostentando na capa um sorridente Colin Baker acenando, paramentado com sua colorida roupa de Sexto Doutor, e uma foto pequena de Nicola Bryant, no canto superior direito, anunciando uma "entrevista exclusiva".

- Quem mais poderia representar hoje um computador que se chama "Spectrum" do que um personagem que se veste com as cores do arco-íris? - Indagou Nathan-Turner.

Nicola sorriu para Colin. Colin sorriu para Nicola. Nathan-Turner sorriu para ambos.

- Se conseguirem metade do sucesso que Davidson e Sutton obtiveram em 1982, a 23ª temporada da série está garantida em 1986! - Afirmou ele.

- Nós podemos fazer isso! - Exclamou Bryant entusiasmada.

- Podemos fazer, e esfregar na cara do Michael Grade - disse Baker com determinação.

- O que estão esperando? - Indagou Nathan-Turner, entregando uma cópia do roteiro para cada um. - As filmagens começam amanhã!

- [02-11-2018]