As Peripécias e 10sventuras O Patéco Filipe !

O Patéco Filipe !

A única vez que vi os olhos de Bebeto Monsueto brilharem por algo material, foi quando êle falou do relógio Patéco Filipe. Emocionou-se e emocionou-me, ao falar de quanto era caro e bonito o tal relógio.

Tempo vai, tempo vem, lá estou no Posto 9 em Ipanema, tarde de sol morno, praia quase vazia, contando as horas, doido para ir pra casa.

Nisso passa por mim um turista, no braço direito um farol amarelo brilhante, e na minha mente:

É êle, o PATEK PHILLIP (ou "Patéco Filipe") como dizia Bebeto.

Pulseira de 1ª, uma polegada de largura, o bojo do relógio tipo Maracanã. O turista passou e foi em direção à água, mais à frente um jovem de uns 20 anos por ai, levantou-se e o acompanhou paralelamente a uns 5 metros de distância.

A dupla seguiu em direção à água, e logo aparece no meu campo de visão, mais 2 jovens de uns 20 anos, uns 5 metros atrás da dupla e separados uns 3 metros entre si.

O turista ficou com com a água na altura da barriga, e saltando ondas de 1 metro. O primeiro jovem, tendo se certificado de que o turista não sairia do lugar, nadou mais para a frente e voltou.

Voltou num certeiro "crocodilo", digo "jacaré", na primeira onda que pegou "atropelando" o turista. Nesse meio tempo o jovem de trás e da direita tinha se aproximado e estava atrás do turista, e assim que o turista foi atropelado, êle mergulhou em cima do mesmo. Evolução de corpos espumantes, o turista emerge chacoalhando enérgicamente a linha, digo o braço, em cuja isca, digo, relógio, vinha pendurado um roubalo de uns 60 quilos, ou seja um dos jovens.

Apesar da insistência do patife a pulseira resistiu ao ataque. Êle largou o relógio e saiu da água, enquanto o turista estupefato o acompanhava com os olhos.

Era a "dica' do Destino para o turista tirar o time, mas êle não ouviu.

Nisso o "jacaré" que já estava a uns 30 metros, vendo que o turista continuava no banho voltou e se juntou ao jovem da esquerda e, na 1ª onda que veio, voaram em cima do turista, se embolaram dentro d'água e arrancaram o troféu dourado. Sairam andando tranquilamente como se não tivesse mais ninguém na praia.

E na minha mente:

Caramba!

MORAL DA HISTÓRIA:

"Quem dorme dentro d'água é pato"!