Bons são os velhos livros....

Bons são os velhos livros, pois sómente os bons ficam velhos!

Hoje, (2018) trabalhando na reciclagem, posso garantir que nem os bons ficarão velhos!

Estava já pelos meus 14 anos e não sabia ainda oque era dinheiro. Passara pelas minhas mãos apenas troco para balas e refris. Praia com fome já não aguentava mais o jeito foi cair no "basquete"! (trabalho)

Dei sorte pois no jornal tinha um á altura da minha escolaridade:

Preciso de rapazes para entregas!

Carteira de Trabalho nova e zerada no bolso, parti com fé para o endereço na Avenida Antônio Carlos no Centro do Rio de Janeiro e dei sorte. Contratado na hora e a 1ª pergunta do dono foi:

Voçe sabe aonde é a Avenida Presidente Vargas? (principal avenida do Centro)

Neguei, pegou-me pelo braço, levou-me até uma janela e apontou para baixo:

É esta daí!

Que dureza Dona Tereza!

Era um candidato a entregas que não sabia aonde era a principal avenida do Rio de Janeiro!

Ele relevou minha ignorância e me deu uma semana de entregas na proximidade só para ir sentindo o clima.

E como senti:

Um calor de explodir termômetro, 42 graus a sombra e eu carregando de 20 a 30 quilos de livros!

Pois é, era uma distribuidora de livros que estava com o lançamento de uma enciclopédia de culinária, acessível até ao mais míseros dos mortais.

A probosta irrecusável do vendedor era:

Receber a coletânia de 4 grossos livros gratuitamente por uma semana e se gostasse dava a 1ª prestação, se não devolvia. Aí, o pobre de marré de si, que queria aparecer, segurava mesmo sabendo que não ia ficar.

Afinal para o Brasileiro:

De graça até injeção no olho!

O otário aqui saía de casa com a roupa limpinha e ao meio dia parecia um taifeiro do cais do porto, tudo porque quem ia receber a 1ª parcela era a besta aqui. Saía da empresa com 8 coleções que era o máximo que meus bracinhos de símio aguentavam.

E se coincidia de duas entregas e cobranças serem no mesmo bairro eu fazia.

Entregava duas, que alívio!

Cobrava duas, devolução!

Teve dias que sai com 8 e voltei com 10 coleções!

Para piorar a firma era pequena, pouco dinheiro, economizava até o papel higiênico, de jeito que as vezes tinha que andar quilômetros, só porque a entrega era no mesmo bairro.

Como disse não desisto fácil, mas quando os vendedores se mandaram para Japeri e eu tive que ir entregar/buscar foi a gota dágua!

Japeri ficava aonde o Judas perdeu as meias, as botas ele as perdeu bem antes!

Entrei no trem para Japeri umas 9:00 horas e cheguei no inferno, digo no buraco 13:00! A cidade era só a estação de 10 metros de comprimento e a rua ao lado dela. Casa, contei duas de cada lado da rua!

Não entreguei, menti bunitu, disse que o vendedor se enganara!

Não fiquei um mês neste inferno!