O crime de padre Epaminondas.

Minas gerais. Fazenda das Duas Estrelas. Encravada entre as serras, num vale de verde sem igual, destaca-se a propriedade de coronel Filinto Severo, homem severo e temido. Um rico produtor de cana de açúcar, café e gado leiteiro. Jacinto e Valdete, filhos do coronel, não herdaram o temperamento forte do pai nem os melindres da matriarca, Ana de Assis. Os herdeiros da fazenda vivem entre os trabalhadores, falando com eles e conhecendo suas lutas e anseios. Estudaram na capital e conseguiram, junto ao pai, melhorias aos pobres, como a escola, a farmácia, oito horas de trabalho, descanso aos domingos, o armazém e o registro em carteira. O coronel convidou o doutor Luciano Alves para visitar a fazenda,tramando em sua mente, um posterior romance da filha com o famoso e rico doutor. Ledo engano, a moça direcionara, há meses, seu olhar de jabuticaba para o peão Teobaldo. Rapaz simples de semblante sereno, respeitador e honesto. Aos poucos, a amizade entre eles cresceu. Valdete e Teobaldo eram vistos por todos os lados. Ela jogava charme e indiretas ao rapaz. -" Patroinha tá se bandeando pro seu lado, Teobaldo!!" Disse-lhe o amigo Raul. -" Ora essa, coisa de sua mente. Sou borra botas!!" O amigo insistiu. -" Todo mundo comenta, uai. Ela pega seu braço, mexe no cabelo. Falta lhe agarrar!!" Teobaldo passou a reparar em Valdete. Raul falara a verdade. Valdete estava sempre perfumada e aproveitava cada brecha pra esbarrar nele. Pedia sempre a ajuda dele na casa grande e na lavoura. Relembrou!! Tantos peões na fazenda e a moça chamava apenas ele para auxilia-lá!!! Praga no cafezal. A filha do coronel, formada em engenharia rural, chamou Teobaldo (novidade!!!) pra vistoriar o cafezal. Percorreram a lavoura com a caminhonete e depois a pé. Sol forte. Ela tirou o chapéu e enxugou o suor da testa. Teobaldo estendeu-lhe a moringa de água. -" Leu meus pensamentos, Teobaldo!!' Sorriu. A moringa tapou o sol. Ela bebeu gostosamente, escorrendo água que molhou o pescoço e o decote. Teobaldo paralisou, movimentos, olhar, pensamentos e o tempo. Resolveu ser decidido, impetuoso. -" Uai!! bebeu tudo!!!" Ela sorria. Ela o superou, surpreendendo-o! Virou a moringa, derramando o resto no solo seco. -"Sobrou aqui. na minha boca. Vem tomar!!!" Ele criou coragem e a beijou longamente. O cafezal virou ponto de encontros futuros. -"Pedirei sua mão em casamento!!!" Valdete concordou. -"Meu pai saberá que nos amamos. Vai ceder!!" Valdete disse ao pai que apresentaria um namorado, no domingo. O pai deu vivas. Pensou que era o doutor. Ana de Assis preparou a casa e a mesa. Jacinto suspeitou daquela atitude de Valdete. Teobaldo se apresentou ao coronel. Jacinto ria. Aquele era o namorado de Valdete. Ana de Assis perguntou sobre o doutor. O coronel olhou pra estradinha, aguardando o carro do doutor. -" Teobaldo é meu namorado. Nós nos amamos!" O coronel surtou. Expulsou o rapaz e prendeu a filha no quarto. Teobaldo se entristeceu. Valdete nem comia. Sofria. O fato correu a fazenda. O coronel mandou os filhos viajaram pra Europa. Estranhamente, o coronel se aproximou de Teobaldo. -"Pensei bem, filho. Pode se casar com Valdete!!" Teobaldo exultou, beijando as mãos do coronel. -" Sou o homem mais feliz do mundo!!" O coronel sorriu, malicioso. -" Casamento por amor, tenho direito a um favor!! Do contrário, nada feito!!" Teobaldo concordou. -" Aquele pedacinho de terra que o compadre Josias tem, onde passa o rio. Tentei comprar mas o maldito nem conversa!!!" Teobaldo lembrou do caso. O coronel pagaria mais que o dobro do valor mas deu com os burros na água!!! -" Mate-o, Teobaldo. Lhe dou dinheiro pra sumir por meses, Volta e casa com Valdete. Ganha a fazendinha do Corvo!! Dinheiro!!! Eu juro!!!' Teobaldo concordou. Espalhou que deixaria a fazenda e se despediu. Semanas depois, a emboscada. Os tiros certeiros em Josias. fatais!! Sumiu por cinco meses. Perambulou por Pernambuco e Acre. Voltou. Todos o chamavam de assassino. O coronel espalhara que ele matara Josias. Valdete, grávida, triste pela sina de Teobaldo, concordou com o convite do doutor para casar-se com ela e assumir o filho. Teobaldo foi para o sul num pau de arara. Um acidente com mortes. Teobaldo sobreviveu. Meses em coma, sem memória, sem saber o nome, sem documentos e sem futuro. Foi acolhido pelos padres franciscanos que lhe deram o nome de Epaminondas. Estudou filosofia e teologia. Ordenado padre pelo bispo Ataxerxes, em Curitiba. Zeloso e inteligente, cuidadoso com os pobres. Padre Epaminondas, trinta anos depois, foi nomeado reitor do seminário de Belo Horizonte. Mal sabia que o destino o colocaria frente a frente novamente com Valdete.... (continua) Marcos Dias Macedo. Site Recanto das Letras.

marcos dias macedo
Enviado por marcos dias macedo em 05/09/2018
Código do texto: T6439774
Classificação de conteúdo: seguro