JESUS VIRÁ

Os templos religiosos cristãos costumam ensinar que Jesus virá, coberto de glória, pronto para julgar nossos pecados. Reconheço que tenho muitos pecados, e dentre eles o pecado da ira, da raiva, da vingança. Fui traída por meu marido e desde o momento que descobri, que vozes do aquém e do além me advertiram sobre isso, que encontrei provas incontestáveis do ato, meu coração em bronze se tornou. Esqueci tudo o que ele de bom fez nos dias de nossas vidas, para mim e para nossas filhas, e deixei ficar reverberando em meu cérebro apenas o ato imaginativo dele namorando e prevaricando com aquela “puta”. Qualquer estímulo que sinto e que tenha associado com essa situação desperta em minha mente toda a imaginação pútrida e corrosiva que me deteriora os dias.

Agora, chega no meu coração, através das vias da intuição, a informação que Jesus está chegando, que ele virá me visitar nesta noite, irá entrar em minha humilde casa. Isso até nem me preocupa, mas preocupa-me o fato do meu coração está tão imundo, tão cheio de raiva e sentimento de vingança, e que eu não sei como limpar. Mas eu tenho que esperar o Mestre, o qual eu tanto respeito pelo tanto que tenho aprendido nas igrejas. Sei que foi a participação dEle que me salvou a vida nas ocasiões em que eu revoltada e deprimida tive a intenção de acabar com a minha existência. Agora Ele vai chegar, e certamente irá me julgar. Não posso me esconder, tenho que ter coragem e me preparar.

Minhas filhas estavam dormindo, eu estava lendo para o sono chegar, quando ouvi um soluço abafado vindo do lado de fora. Apesar do medo, minha curiosidade venceu, e abri a porta para ver o que estava acontecendo. Vi um vulto encolhido sobre si mesmo, sentado na calçada, como se tivesse tremendo de frio. Reconheci que era uma mulher, mais jovem do que eu, e que estava sozinha, no meio daquela rua, frágil, exposta aos perigos da vida. Não sei como tive a coragem de me aproximar e pedir para ela entrar, se proteger e se aquecer. Ela aceitou o convite, mas disse que não se incomodava em morrer, de ser assassinada, pois se ela não fosse tão covarde, ela mesma se mataria.

Procurei saber o motivo de tamanha desventura, e ela disse que se envolvera com um homem casado e que os seus pais a expulsaram de casa alegando a honra ferida e a destruição que ela estava causando em outro lar. Ela reconhecia a verdade que os pais alegavam, mas o que fazer de um sentimento que surgiu e que nem ela nem ele, o homem casado que se tornou seu amante, conseguiram controlar?

Enquanto ouvia essa história, revivia na minha mente a minha própria história, da vontade que eu tive e ainda tenho de expulsar o covarde traidor que mora comigo, que não tem nem a coragem de assumir a traição que não tem como ser oculta. A jovem, que ainda não dissera seu nome, percebeu minha mudança de semblante e perguntou se eu estava bem. Respondi, laconicamente, que sim, apenas que o passado viera me visitar. Dei a ela uma sopa quente e uns trocados que sempre tenho guardado para emergências, orientando para ela alugar uma kitnet por alguns dias enquanto avalia o que pode ser feito.

Ela recebeu o donativo com lágrimas nos olhos, e disse com voz embargada, que aquele gesto estava lhe salvando, pois ela não sabia para onde ir, com quem conversar, pois todos a tinham como uma “puta”, pervertida pela orgia dos sentidos. Antes de sair, no outro dia pela manhã, repousada e alimentada, ela disse: “você é uma boa mulher”.

Eu a vi se afastar, cabisbaixa, pelas ruas que começavam a se agitar com o vai-e-vem das pessoas. Foi aí que lembrei, ontem era o dia que eu esperava Jesus, o filho de Deus que viria nos julgar para sempre, com seu manto de luz resplandecente, arrodeado de anjos, com os céus se abrindo, e empurrando para o inferno pessoas como eu, que tinha o coração sujo e não sabia como limpar.

Foi aí que percebi toda a beleza da sabedoria de Deus, nosso Pai, que envia seus filhos constantemente em nossa direção para nos ensinar lições, com Mestres tão sábios como Jesus, o seu filho bem-amado, mas também pode enviar qualquer outro filho bem menos sábio. Pois aquela jovem, tão pecadora quanto sofredora, foi a vinda que eu estava esperando. O Pai sabia que não era preciso Jesus vir falar tudo aquilo que eu já ouvira ou lera nos Evangelhos, era preciso que viesse uma pessoa tão sofredora quanto eu, por motivos inversos, para que suas lágrimas lavassem a sujeira do meu coração.

Agora, ao ver aquelas prostitutas que antes tanta raiva causava em meu íntimo, não sinto mais o sentimento de vingança pelo que sofri, e sim, um sentimento de solidariedade por cada pessoa dessas que tentam sobreviver com os seus sofrimentos que não consigo mais julgar, mas sei que podem ser bem maiores que os meus. Talvez o Pai permita que pessoas como o meu marido cheguem até próximo delas para levar algum tipo de benefício que não sei ainda bem qual é, mas sei que é benéfico para todos, pois todos somos os seus filhos e que somos amados por Ele. Consigo olhar agora para meu marido, não como um traidor, mas como um instrumento nas mãos de Deus para que o Bem surja de alguma forma, pois o Pai pode escrever certo por linhas incertas.