A lição que aprendi no Sertão

Em um certo dia, estava eu viajando, conhecendo alguns lugares do sertão e me encontrei numa cidade que o nome não lembro mais não, mas era pequena de povo humilde de coração e foi nessa localidade que me surpreendi com umas palavras que eu ouvi. E foi mais ou menos assim:

Entrei numa bodega para me refrescar do calor e pedi um refrigerante e não pude deixar de reparar no aspecto simples do lugar, dentro do balcão vi bolacha jau, mortadela e pão. Na prateleira vi teias de aranha nas garrafas. Uma senhora em pé por trás do balcão com um pano na mão e nesse exato momento entra um homem trajando calças com proteção de couro, tirando o chapéu de vaqueiro, diz...

Dona Maria, bom dia! – exclamou o homem cabisbaixo com o chapéu na mão.

Foi aí que descobri que no sertão qualquer desconhecido, se é homem é “Seu Zé” e se é mulher é “Dona Maria”.

Bom dia Seu Zé – Respondeu a senhora.

Dona Maria, me dê uma bicada de cana. – Pediu o homem cabisbaixo com o chapéu na mão.

A senhora calma e vagarosamente colocou a dose de cana no copo do tipo americano e o homem cheirou a cana, ensaiou que ia beber e devolveu.

Dona Maria, me faça o favor. Troque essa bicada de cana por doi cigarro. – Pediu o homem levantando a cabeça.

Bem devagar, a senhora colocou a cachaça de volta na garrafa e deu a ele dois cigarros, um colocou no bolso, outro acendeu, se virou, andou até chegar na porta.

Seu Zé, não vai pagar o cigarro não? – Perguntou senhora gritando.

Oxe, Dona Maria e eu não troquei pela bicada de cana? Perguntou o homem expressando aborrecimento.

Oxente! e a bicada de cana, o senhor não vai pagar não? – perguntou a senhora furiosa.

Diacho! e eu bebi, bebi? – perguntou o homem ironicamente.

Ah, seu cabra fi d'uma água, arrei daqui! – gritou a senhora furiosa.

E nesse momento, foi aí com essas pessoas mais simples, aprendi que as palavras, elas são mágicas – elas criam realidades. Elas são fascinantes e as vezes perigosas: podem motivar a guerra, assim como a paz, podem motivar a discórdia, assim como o amor e quem as souberem usá-las, terá tudo ao seu favor.

José Carlos Pereira de farias

Autor