O café de coador da vovó.(reedição)

Hum... aquele cheirinho invadindo todo o ambiente, do café coado na hora, traz lembranças gostosas de várias situações.

Ainda uso coador de pano,não porque ja sou véinha,minha filha e várias jovens ainda preferem usa los ,porque o café fica com mais sabor e você? Sabe aquelas gordurinhas dos grãos?Então, ela que dá o sabor delicioso que conhecemos , no filtro de papel a gordurinha fica presa,não desce com a água. Você sabia que a água deve estar começando a ferver para não queimar o pó?

Me lembro quando íamos a Minas Gerais com minha mãe, na casa dos meus avós.Logo de madrugada acordávamos com o cheiro do café credita?

Aquele cheirinho nos sacudia e corríamos pra cozinha,sentávamos nos bancos compridos de madeiras,lisos de tanto a gente esfregar.

Esperávamos vovó nos servir naquelas canecas de ágata brancas ou azuis, o café com leite quente,gostoso e o bolão de fubá fresquinho ,com erva doce e açúcar em cima, que só ela sabia fazer.

Nossa mãe acordava zangada conosco, por acordar fazendo algazarras,mas acabava rindo e tomando café com a gente, ouvindo causos sobre o café.

Vovô tinha um lindo cafezal.

Vovó dizia que se tomássemos café sentados teríamos sorte de montão,"Era pra que pudesse terminar o seu café sossegada".

Querem saber umas boas que vovó contava?

Lá vai...

1 – Beber café na xícara do marido dá sorte.

2 – Emprestar café no dia de sexta-feira dá sorte.

3 – Tomar café sentado traz riqueza.

4 – A colheita tem que começar de cima para baixo no pé de café, para evitar que a colheita “míngüe” (diminua a safra).

5 – Para a noiva ser feliz no casamento, a primeira peça do enxoval deve ser um coador de café.

6 – Se o café quente cai por descuido na roupa (principalmente se for branca), traz sorte.

7 – Quando for colher o café pela primeira vez no ano, deve-se guardar os três primeiros grãos para ter sorte e ganhar muito dinheiro.

8 – Se o rapaz toma café na xícara da moça, ele casa com ela.

AZAR

1 – Moça que derruba o bule de café no chão não casará.

2 – Torrar café no dia de domingo não presta.

3 – Não se pode dar café de esmola, prefira dar dinheiro. Pois, através do café, a pessoa que ganhou pode fazer qualquer mal pra gente. É pior do que sal.

4 – Não deve se dar café requentado para a visita, senão ela se torna inimiga.

5 – Jogar um pouco de café atrás da porta espanta a visita.

6 – Jogar café na porta de uma pessoa na sexta-feira faz com que ela se muda em três dias.

7 – Se o café for torrado por uma pessoa com coração ruim,não rende e fica ruim.

8 – Coar café na meia do dono da casa faz com que a visita importuna não volte.(eca)

Ah e tem pessoas que leem a borra que fica no fundo das canecas e acertam sempre,principalmente sobre amores.

Não sei se é verdade,mas não custa ouvir né?

E depois é bom ler pra matar a saudade de quem a gente amou e ama muito ainda.

Pra minha vovó Izaura e minha mãe Ana.

Coisas de Regina

Bjokas

xodózinha
Enviado por xodózinha em 17/04/2018
Código do texto: T6311616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.