QUEM DISSE QUE BURRO É BURRO?
O fazendeiro tratava com muito zelo o seu burro de nome pinote.Todas as tardes saia na varanda e ia até lá fora elogiar o pinote que sempre pastava perto da fazenda.O fazendeiro dizia:Ei pinote que beleza de animal você é faz tudo certinho,tem o pelo bonito e é o burro mais bonito destas bandas.
Certa tarde o fazendeiro saiu na varanda e não vendo o pinote começou a gritar:PINOTE O PINOTE e nada...Dirigiu-se até a casa do compadre que morava nas suas Terras,perguntou e o compadre disse que não viu o pinote.
Um pouco desanimado entrou na fazenda, mal comeu alguma coisa,e logo foi deitar,porém não conseguiu pregar os olhos a noite toda.
Quatro horas da manhã saiu apavorado a procurar pelo pinote e nada;Até o compadre foi junto.
Eis que de repente ele gritou: Compadre a cisterna...
Saíram correndo e chegaram rapidamente numa cisterna abandonada e o pinote estava caído la dentro.
Não estava ferido,embora o poço tivesse de 4 a 5 metros de profundidade.
O fazendeiro mais que ligeiro chamou os camaradas para tirarem o pinote do buraco e eis que o compadre chamou o fazendeiro do lado e disse compadre deis os tempos antigos todo mundo falava que se um animal que a gente gosta cair dentro de um buraco e agente tirar ou pedir para outro tirar da azar o resto da vida e muitos fazendeiros faliram por fazerem isto...
O pinote,com suas grandes orelhas,escutou a conversa e já "murchou" dentro do buraco.
O fazendeiro aos prantos pediu que os camaradas jogassem Terra bem devagar para enterrar o burro,mas que não o machucassem.
Afastando-se do local para não vivenciar a triste cena ele só escutava o barulho da Terra que era jogada com Pá bem vagarosamente para não ferir o animal.
Pinote,muito esperto,a cada contato da Terra no seu lombo,balançava a Terra para que a mesma caísse nas suas patas e fosse erguendo-o até que saísse do poço e eis que ele conseguiu.
Foi uma festa danada...
Realmente pinote não tinha nada de burro.