Imagem feita no COREL por Trovador das Alterosas
 
O INSPETOR


(Linguagem coloquial)
 
     O prefeito Justino de Almeida de Pirambeba do Norte, “cidade com mil trezentos e treze habitantes, e que completaria mil trezentos e quinze no próximo mês quando nascessem os gêmeos da filha do vereador João de Deus no interior do grande estado de Minas Gerais”, deu um suspiro profundo quando com um pouco de dificuldade acabou de ler a missiva que acabara de receber da cidade comarca de Barão de Piranhães.

      Ficou por um longo período meditativo e por fim um pouco a contra gosto chamou seu secretário “José Dorceu” que entrou quase no mesmo instante no simples, mas amplo escritório da autoridade máxima de Piramba, assim carinhosamente chamada pelos habitantes da simpática cidade.

     Mostrando uma carantonha preocupada ele falou com sua voz de barítono mostrando involuntariamente a gravidade dos acontecimentos que a tal carta trouxera. O secretário evitou qualquer pergunta já que o semblante do chefe não parecia querer dar no momento nenhuma explicação. Não se importou, saberia dos fatos antes do final do dia e saberia disfarçar sua curiosidade, apenas ouviu as ordens: Ô Zé, ocê vai inté a casa da prefessôra Maria Candó e mim traiz ela cá nu meu iscritóri mordi qui ieu tenhu uma prosa quela.

     José Dorceu apenas respondeu já tô inu sô Justinho, o prefeito retrucou: Contas veiz ieu pricisu di falá procê qui o meu nomi é Justinu, ocê num aprendi mermu né Zé? O sinhô adiscurpi mordi qui minha língua num da pra falá “Justinu”, apois dexa acumu tá, vai fazê o queu mandei, é pra já seu Justinho.

 
     Meia hora depois ele estava voltando com Maria Candó que vinha preocupada com o que o prefeito queria, será que ele tinha alguma reclamação de algum dos pais dos seus alunos?
Chegou à porta do escritório e pediu licença para entrar e ouviu aquela voz que ela achava poderosa, grossa e potente: a sinhora podi intra dona Maria Candó, senta aí na minha frente ca nossa cunversa vai sê brevi.

  
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 24/11/2017
Reeditado em 24/11/2017
Código do texto: T6180780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.