CASAMENTO DO ZÉ BORNÊTA

...Mas môco! Inté hoje me dá uma raiva danada quando alembro desse causo que aconteceu ali pras bandas do Arto do Tuête...Quem há de se lembra disso é o nosso amigo Antonhe Fugueteiro, lá de Conselheiro Pena que bem conheceu o Zé Bornêta...(Num troca o nome do cabra, se não dá briga. Hehehehehehe).

Assim, lá no sertão, o Zé Bornêta ia de a pé pela estrada com um saco cheio de bagulho, feito andarilho, pois tava caçano serviço... era de tarde quando ele avistô a sede daquele fazendão. Maior fazenda do Arto do Tuête... foi chegando assim mei assustado com os cachorro, o encarregado da fazenda foi de encontro dele...

- Tarde!!! Cumprimentô o Bornêta (num falava Boa tarde, não)...hehehe – o Sinhô prum acaso tem serviço?

- Tem pra capiná café... (cumbinaram o preço de dia e o alojamento.)

Conversa vai, conversa vem, o Bornêta perguntou de quem era a fazenda... e o capataz informo que era do Sô Tatão Ruberto... (Xiiii pensou ele, agora é tarde... mas vô ficar por aqui mesmo – pensou só cum ele....) é que ele tava na fazenda do home mais brabo daquela região... Tinha jagunço demais da conta a sérviço dele.

Mas ai, ele foi trabaiano e a coisa foi dano certo... Todo dia na hora do armoço a fia do Tatão Ruberto ia com outra muié levando uns cardeirão de cumida pros pião lá na roça... mais de companhia... e ai intonce ele ficô sabeno que ela era fia do patrão... Ela era branca do cabelo mei amarelado, um zoião azulinho que nem o céu limpo... e de fato muito bunita... mas a piãozada ficava fininho, pois era fia do home e se ele pega arguém se engraçano pro lado dela era só caxão....O vei mandava matá atôa....

Naquela coisa toda, o tempo foi passano e a mocinha ficava sempre perto do Bornêta.. e coisa e tal... mas ele ia só saino fora de medo inté de conversá com a menina...e uns pião assim mei bisbilhoteiro suntaro aquilo e começô um zun zun zun no mei deles que a minina tava muito perto do Zé Bornêta... Ai foi só medo no cabra, que tratô logo de querer saí do serviço e ir simbora...

A veia do Tatão ficô sabeno da conversa e foi falá com a fia que confirmô que tava gostano muito do Zé... e levou uma tunda da mãe que logo contô pro vei Tatão Ruberto e a casa virô um rebuliço total...

O Tatão que num era boa bisca, mandou uns jagunço ir com o capataz lá no cafezal pegá o Zé Bornêta e levar na casa grande pra mode ter uma conversa séria com ele...

Num demorô muito lá estava o Zé Bornêta todo assustado e tremeno que nem vara verde. Pensano só... Eu tô é morto....e orano pra tudo quanto é santo... e até pra queles que ele tinha esquecido o nome...

Na sala da fazenda, só os dois: Tatão e o Bornêta todo incuidinho que nem cuelho...e o velho aos gritos... Lavô a alma do Bornêta, encostou o dedo na cara dele, bateu na mesa e só ouvia barulho lá dentro, mas ninguém intrava na sala pra mode vê.

- Cê bulinou com minha fia....

-Não Sô Tatão... dizia o Zé...

Foi quando ele mandou chamar a veia e a sua fia que tremia de medo do Pai....

- Fala Maria – dizia o Tatão pra fia... - o que ele fez com cê....

- Nada papaaai...Eu que gosto muito dele, mas ele nunca falou nada cumigo...

- Pois oia aqui seu moco... Minha fia tá falano que gosta muito do sinhô...e eu achava que ela ia gosta de um fio de fazendêro, mas ela foi gosta logo do cê...pois intonce ocê vai casá com minha fia, ou eu te mato...

Ai o Zé Bornêta mais que de pressa aprumô o esqueleto e fez pose pra dizê:

- Sim sinhô sô Tatão.... sim sinhô....

- Mas ocê não tem nada... nem roupa, nem sapato... cumo que ôcê vai casá com Maria?

- Num sei Sô Tatão....

- Eu não gosto que maltratem minha fia, se eu suber de carqué coisinha eu te mato.....Tá se ooooouvino.....- Gritava o vei Tatão...

- Ô Eva... - gritou o Tatão com a veia dele.... - Cê prepara que inté sábado eu caso esses dois.... junta tudo que pode e aprepara uma festa....

E ôcê, - Olho pro Zé Bornêta – trata de se arrumá pra casá....

- Mas cumo que vô sustenta sua fia... eu não tenho nada sô Tatão..... arriscou o Bornêta!

Ai o velho passou a dizer pro Bornêta que ia separar do seu terreno uns arqueire de terra boa pro Bornêta cuidar... Umas vaquinha de leite e uns garrote...e ia colocar dois pião com ele pra ajudá a lavra a terra. Uns porquinho, umas galinha... e assim o Bornêta foi se animando e daí a pouco os dois tava era conversando sem problema.....hehehehehehehehehe

Chegou final de semana, o Zé que nunca tinha carçado nada, estava com uma bota, uma calça de Petrópolis mei cano, uma camisa toda xadrezada, um palitó de linho surrado e todo alegre...Veio o Padre lá do patrimônio do Tuête e foi três dias de festa....

Assim quase um ano despois, a veia Eva, de noite na cama com o vei Tatão conta pra ele que a fia tava recramano do Zé Bornêta, promode de que ele num tava bulinando com a menina de noite e que desse jeito num ia tê neto...que indêz do casamento o Bornêta tratava a fia bem, mas nada!!!

O vei disse que notro dia ia resorve a questão...

Arriô o cavalo e foi lá pra casa do Bornêta toma café da manhâ.... Maria sua fia já tinha cuado o café, a brôa de fubá tava na mesa, o Leite frevido... e intonce falou pro pai que ia lá pra cachoeirinha lavá umas roupa.... e dexôu o Pai com o Zé na salinha da casa...

A primeira pregunta do Tatão foi direta: - Condé que Ôcê vai me dá um neto, ô Zé?

- Uai, Sô Tatão... nois vamo esperano que uma hora a cegonha passa por aqui, nê....

- Mas qui cegonha, Zé? – disse o Tatão – ôcê até hoje num mexeu com minha fia... num caça a menina de noite... cumé que nois vamo tê um neto, Zé!!!!!!!!!!!

- Mas Oia sô Tatão, aqui num dá pra caça Mariazinha de noite é um lugá muito escuro... ai nois vai é drumi que no dia seguinte tem muito serviço.

- O Zé.... – Partiu o Tatão pro assunto direto e ao vivo – Você tem que cumprir com sua obrigação de marido... – soltou logo o modo pro Zé ....

- Mas... Sô Tatão... Eu gosto muito da Mariazinha... amo demais da conta, mas num dimito o sinhô fala da coitadinha desse modo, Não.... – e o velho pai só escutando – Eu casei com ela, ela cuida de mim eu dela... ela cozinha, lava, e eu faço tudo que ela quer, casei com ela pramode isso e não pra fazê bubiça....

- O velho Tatão pegou o chapéu foi-se embora sem falar nada!!!! e só pensano..... que home Miseravi......sô!!!

André Almeida
Enviado por André Almeida em 18/03/2017
Reeditado em 18/03/2017
Código do texto: T5944794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.