O pritim de mais de 77 anos

A história é de Zacarias Corgozinho, de Martinho Campos, MG.

Nos meados dos anos 40 num interregno da saída de um vigário até a chegada do substituto, Martinho Campos, que era então Abadia dos Monjolos, ficou ao léu, sob o céu.

A juventude, sem poder se casar na igreja começou a se amancebar de forma preocupante, a ponto de o pessoal mais velho ir seguindo o exemplo dos jovens.

Quando o novo padre apareceu, ele já bem velhinho e rabugento, logo se cansou de batalhar pela legalização das uniões até que se despediu de forma enfática:

- Cansei de casar putinhas! Vou-me daqui.

E se foi. Seu antecessor, no entanto, manobrou na sede do bispado em Belo Horizonte, e retornou a Martinho Campos disposto a disciplinar a rebelde grei.

Sua primeira invectiva foi convocar um "pretinho de mais de 77 anos, que vivia amasiado com uma senhora casada de nome Ambrósia¨.

Esse cidadão dava um duro danado no cabo da enxada e à noite, tomados seus tragos habituais, voltava ao ranchinho onde comia uma mistura de banha de porco com rapadura rapada. E se refestelava, dizendo que estava "comendo gordo", como fazia a gente rica. E se mantinha em boa saúde. Mas no pecado, segundo o padre catequista.

E o padre lhe ordenou deixar a amásia casada de uma vez por todas, se quisesse alcançar o céu.

O pretinho de mais de 77 anos agradeceu ao cura pela gentileza de se ter lembrado da salvação de sua alma, mas retrucou:

- Sô padre, vô querê não. Prifiro i pro inferno de mão dada com a Ambrósia do qui i pro seu céu.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 08/10/2016
Código do texto: T5785813
Classificação de conteúdo: seguro