Minha Primeira Palestra

Sexta feira entrei naquela sala de aula, minha primeira palestra, nervosismo, medo de errar, de falar o que não era pra falar, jovens adolescentes concluindo sua primeira etapa escolar, e começando a famosa quinta serie do colégio ( hoje sexto ano), muita curiosidade, muita delicadeza, precisava falar com uma certa astúcia e cuidado , pois qualquer fala poderia prejudicar a imagem que eles começavam a fazer do mundo. Recebi a determinação de falar sobre os perigos do transito para os recém adolescentes, mas com uma linguagem apropriada para que entendessem a mensagem proposta.

Preparei-me durante uns dez dias, estudando em livros, cartilhas, fazendo uma pesquisa e encontrei algo bastante apropriado para aquela faixa etária, pois a média era de onze a no máximo treze anos de idade, exibi alguns depoimentos de artistas famosos da TV e Cinema da época, e depois, passei um pequeno filme de heróis de quadrinhos, Batman, Mulher maravilha, homem aranha, super homem, mostrando o transito , como funciona, através de seus artifícios, voando com o super homem, de carro com o Batman, de avião com a mulher maravilha e por cima com o homem Aranha, depois ainda, um áudio contando uma historia de um acidente que poderia ter sido evitado na correria da cidade grande, se os sinais de transito fossem corretamente obedecidos, pelos pedestres e condutores nos mais diversos veículos. Uma apresentação completa e de fácil entendimento. Depois das apresentações, das curiosidades e da surpresa desses jovens, pois para eles, ou para muitos deles era também a primeira vez que assistiam a uma palestra.

Iniciei então a apresentação proposta e realmente foi um sucesso, dava pra se ver que eles tinham facilidades em entender o que eu falava, e , eu com o desenrolar da palestra ia me aclamando, afinal tinha me preparado e dominava bem o assunto. Acreditava que todos os alunos entenderam as mensagens e se sentiam bastante a vontade para fazerem perguntas.

Em determinado momento eu percebi que até a professora estava empolgada com a palestra, não sei até hoje , se era pela facilidade que eu estava encontrando em controlar aquela turma de jovens ou se pela empolgação que o tema gerava através dos recursos utilizados para dar vida ao tema.

Curiosamente olhava para todos e percebia com clareza que todos prestavam atenção e eu após usar o que tinha preparado, ainda falei por mais ou menos uma meia hora, explicando e encenando com a utilização de voluntários da turma mesmo, a forma com elegância em atravessar uma rua, com cuidado, apressado mais sem correr. Consegui deveras prender a atenção deles, mas, depois de pouco mais de uma hora, todos os recursos , falas e conhecimento esgotados, notando que alguns alunos ainda aparentavam alguma curiosidade, pensei, é a hora de abrir espaço para perguntas.

Ao dizer isso, um misto de surpresa e decepção apoderou-se de mim , apenas um aluno levantou a mão depois de quase cinco minutos esperando, tudo me ocorreu, será que não agradei, será não gostaram , será que não entenderam, não estava acreditando , depois de tanto empenho, na preparação, na execução , não consegui atingir o objetivo. Mas pelo o consolo de um único aluno , fazer uma pergunta, talvez aquela pergunta desencadeasse outras e eu me sentiria com o objetivo alcançado.

Pois bem ao deixá-lo fazer a pergunta ele bem alto fez a seguinte pergunta: Que horas vai ser o jogo do Cruzeiro x Atlético no domingo.

Foi uma sonora gargalhada de todos os alunos e encerraram batendo palmas, não sei se pra mim ou pra pergunta.

WL Pimenta
Enviado por WL Pimenta em 23/09/2016
Código do texto: T5770279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.