O acampamento
Quebrar a rotina, deixar certos confortos, contemplar a natureza.
Lá fomos, três amigos rumo a um local bucólico.
Tralhas de pesca, barraca, comida e bebida, suficientes para quatro dias.
Chegamos a sede da fazenda do senhor Rocha.
Lá fomos informados de que seria impossível, devido as chuvas da semana anterior chegar de automóvel ao local pretendido.
Lamentamos, mas gentilmente o Sr. Rocha se propôs a nos levar de caminhão ao local, cerca de dez km.
Carregamos a “muambeira” no caminhão e lá fomos pela estrada esburacada, enlameada e ladeada por precipícios.
Ao atingir o tope mais elevado da estradinha deparamos com um fojo (buraco enorme e cheio de lama).
Fomos avisados: - segurem-se rapaziada, lá vamos nós...e acelerou...
O caminhão passou chacoalhando pelo buraco, derrapando nas encostas e já meio atravessado na estrada chegou quase ao topo.
Aceleração, rangidos, fumaça, patinávamos na lama, o motor apagou e vem o aviso desesperado: - estamos sem freio...
“Desembestou” o calhambeque do alto, de ré e aumentando a velocidade.
Calafrios, a visão das curvas e do desfiladeiro...o estrondo, carroceria no barranco...
Algumas imprecações, mas enfim todos bem.
- “Nóis estava quase chegando” informa o motorista, faltam mais ou menos uns 900 metros até o rio.
Solução? Carregar tudo no lombo, umas duas “viagens”...
Dura caminhada, exaustos, tomamos fôlego e começamos a montar o acampamento.
O motorista voltou a pé para a fazenda a busca de um trator para rebocar o caminhão: - no domingo venho pegar “oceis”!
De quinta à domingo de manhã: cortar lenha no bracatingal; pescarias (traíras, bagres, acarás, pintados e lambaris);costela de fogo de chão; caipirinhas, cervejas ao natural e a tardinha o chimarrão; papos gostosos e nas madrugadas um “frio de lascar”; geadas ao amanhecer; manhãs com o sol surgindo tímido entre as araucárias e a visão maravilhosa do verde esbranquiçado pelo gelo.
Foi assim.
No domingo pela manhã, fomos “resgatados” e cá estou, ainda cansado, mas feliz a lhes contar esta historinha de nosso acampamento.
Um dia retornaremos lá!