PARA UMA OUTRA AULA: Desilusão 2!
Sentado desconfortavelmente em uma sala com o coordenador do curso e vários outros professores, Teseu acompanhava a discussão sobre o novo currículo que estava sendo montado. Para variar, nenhuma grande mudança tinha sido proposta até então.
Sem exceção, todos ali preferiam concordar apenas com a adoção de novos nomes para disciplinas antigas e também com uma nova periodização para elas. Algo que vinha sendo feito há décadas com uma certa "maestria", mas sem muito sucesso.
Tal fato aliás, sempre foi motivo de muita reclamação por parte dos alunos. A maioria nunca viu muito sentido nessas frequentes mudanças "cosméticas", ficando com a certeza que a Universidade acabou se tornando a única beneficiada dessa atitude insana e unilateral.
Após mais de 20 anos lecionando no curso de Administração da Universidade, Teseu tinha algumas ideias sobre novas possibilidades e formatos de aula. Contudo, tinha muito medo de se expor, já que a maioria não seguia o padrão estabelecido para uma instituição tão conservadora.
Uma dessas ideias era a criação de uma matéria diferente, com o nome de “a disciplina do Professor Pardal”. Ela teria um encontro de 100 minutos por semana (34 horas-aula), totalizando 17 encontros ao longo de todo o semestre.
Durante 15 encontros os alunos matriculados assistiram exposições sobre os mais variados, recentes e significativos avanços científicos, que em breve seriam incorporados ou aperfeiçoados pelas pessoas e pelas organizações dentro das mais diversas áreas.
Nela seriam abordados assuntos gerais como o Projeto Genoma, a clonagem humana, as descobertas da NASA em Marte, novas fontes de energia (eólica, solar, hidrogênio, etc...), o desenvolvimento e o uso do eletro-magnetismo, a Biotecnologia, o raio-laser, teletransporte, holografia, o processo da reciclagem do lixo e de diversos materiais, o efeito estufa e o futuro da água no planeta.
O primeiro encontro seria reservado para a apresentação da disciplina e suas referências bibliográficas, bem como a definição do cronograma e da forma de avaliação. E o último para uma avaliação geral das exposições realizadas (por palestrantes ou pelo professor). Permitindo uma discussão sobre o cenário sócio-econômico e cultural que nos aguarda no futuro.
Teseu parou e refletiu. Levantou a cabeça e olhou nos olhos de cada um dos presentes àquela reunião. Pensou em tudo que estava em jogo dentro e fora da instituição e concluiu com tranquilidade. "Não. Ainda não vale a pena arriscar. Melhor deixar essa merda (sic) para lá. Não vai adiantar porra (sic) nenhuma mesmo".
Sorriu amarelo e olhou para o relógio pela enésima vez, torcendo para que a hora de ir embora chegasse logo. Afinal de contas, sua cabeça e seu estômago já não aguentavam mais tanta falsidade e tanto medo concentrados em um só momento. "Deus me ajude". Como na Grécia Antiga, aquela comédia caminhava para terminar em tragédia.