O SERMÃO DE NASRUDIN

Versão dum Conto Popular Universal

Nasrudin já era considerado um homem santo, mas, para os moradores de um pequeno vilarejo, um tanto taciturno, indefinível. Então para testá-lo, resolveram pregar uma peça no Mulá Nasrudin. De maneira, que o convidaram para fazer um sermão na mesquita. Nasrudin, embora desconfiado dos propósitos dos moradores, concordou.

No dia marcado, ele subiu ao púlpito e falou:

— Ó, fiéis! Vocês sabem sobre o que vou falar, hoje, para vocês?

— Não, não sabemos — responderam em coro.

— Já que não sabem, não poderei lhes falar nada. Assim não é possível começar qualquer sermão, disse o Mullá, indignado com aqueles moradores que o faziam perder tempo.

Para a surpresa de todos, Nasrudin desceu do púlpito e foi para casa.

Dias depois, ainda imbuídos do mesmo propósito, os moradores formaram uma comissão de fiéis, que se dirigiu até a casa do Mullá para, mais uma vez, convidá-lo para fazer o sermão da sexta-feira seguinte, dia consagrado a oração.

Nasrudin subiu ao púlpito e começou o sermão com a mesma pergunta da semana anterior. Desta vez os fiéis responderam em coro:

— Sim Mullá, sabemos.

Neste caso, respondeu Nasrudin, não existe razão para prendê-los aqui por mais tempo. Podem se retirar. E voltou para casa.

Inconformados com a situação, os fiéis insistiram e conseguiram persuadi-lo a fazer o sermão da outra sexta-feira. Nasrudin começou com a mesma pergunta:

— Sabem ou não sabem?

Os fiéis querendo ouvi-lo de qualquer maneira, tinham a resposta preparada:

Alguns sabem outros não.

— Ótimo, disse Nasrudin, já que é assim, aqueles que sabem transmitam o que sabem para aqueles que não sabem.

E foi para a casa.®Sérgio.

____________________________________________

Extraído e adaptado de Historie de Nasroudin. Éditions Dervish. Paris. No século XIV (Turquia) o Mullá Nasrudin escreveu suas histórias tendo, ele mesmo como personagem.  Desde essa época essas histórias atravessaram fronteiras, caindo no gosto e na cultura de outros povos. Sua antologia integra a chamada Tradição Sufi (Sufismo, seita religiosa de sabedoria de vida).

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 21/07/2007
Reeditado em 15/07/2008
Código do texto: T573229