ACONTECEU....
Há muitos e muitos anos, em uma cidadezinha no nordeste brasileiro, vivia um casal com seus nove filhos, sendo cinco meninos e quatro meninas.
A vida era difícil, e todo final de dia, o pai cansado e abatido, deixava seu olhar se perder no infinito enquanto o sol se punha. Nos seus olhos existia, uma indecifrável tristeza, pois a noite já se aproximava e nada tinham para comer.
As crianças meio receosas, olhavam de soslaio para o pai e ja previam que outra vez teriam que dormir de estômago vazio.
De repente, o chefe da família se levanta como se tivesse se lembrado de algo, encaminha para a cozinha e pega meio pacote de fubá que estava guardado na dispensa.
O fogo crepitava no fogão a lenha e a água fervia em um pote de barro.
Com rapidez começou a preparar um escaldado.
O mantimento é pouco, mas vai ter que dá para todos _ pensou ele.
De um a um, os filhos se reuniam, uns se sentavam no fogão outros se acomodaram sentados no pilão _ Levavam uma vida simples e extrema
pobreza.
O pai na tentativa de ganhar tempo se pôs a contar causos, histórias que ouviu durante suas andanças e seus quarenta e oito anos de vida.
Todos os olhares e ouvidos estavam atentos enquanto o pai servia nos pratos o alimento que acabara de preparar.
Por fim... deu uma ultima olhada, como não havia sobrado nada na panela, o mais velho da família teve que se contentar com um gole de cafe amargo e frio que ainda tinha no bule. Mesmo sentindo seu estômago roncar o senhor continuava a falar.
As crianças já meio sonolentas começavam a se retirar.
O pai estava contente pois alcancara seu objetivo, que era distrair os filhos pelo pouco alimento. Respirou fundo e pensou:Durmam meus filhos... durmam pois amanhã será outro dia e nosso sustento Deus proverá!