O CUMPADRE NA CAPITAL
- Carrão, hein cumpade?
- Té quinfim, esses trem da roça cumeçô valê arguma coisa.
- Causa da seca, né memo cumpade?
- Pió que é, nóis só ganha argum ca disgraça dos Oto.
- Mais o cumpade anda sumido, onde tava berano co carro novo?
- Fui lá na capitar visitá a fia, cridita?
- Cridito. O cumpade é bão motorista, dirigi inté trator!
- Mais eu acho quesse povo dos guverno ta é munto dos doido, intende cumpade?
- Que qui cunteceu?
- Quando cheguei lá na vila, topei cuma deis murta que chegaram na minha frente. Dá quais o preço do carro cumpade!
- Só num pagá sô!
- Diz quês toma o carro da gente.
- Mais o quê cê feiz de tão errado cumpade?
- Na primera murta, ês tiraram uma foto minha dirigino cós oio fechado.
- Mais cumo?
- Acho que foi num dia que tava cum difruço danado, dicerto tava ispirrano.
- Antão nóis tem qui ispirrá de oio aberto cumpade?
- Antão. A ota ês fala queu tava sem quela corda que marra nóis no banco. Pensa bem cumpade! Um calorão disgraçado e nóis inda tem qui ficá amarrado quinem boi de corda!
- Quimáis cumpade?
- A tercera eu tava errado memo.
- Que qui cê feiz?
- O trem num andava, abri a porta pra refrescá, veio um motoqueiro passano nas greta dos carro, bateu a cabeça e foi pará no hospitar. Falaram inté que vô sê processado por tentativa de assassinato. Tem base cumpade?
- É custoso. Antão nóis da roça num pode i na capitar mais não, né memo cumpade?
- Mais dexa eu contá só mais uma das murta sô!
- Cumé qui foi?
- Quele trem tudo parado, parece um carro fazeno um baruião danado (sirene) e todo mundo arredano os carro. Quando arguém gritô “pega ladrão”, eu fechei o tar do carro baruiento achano que tava certo; era a pulícia cumpade. Me levaram pra delegacia achano queu fazia parte duma quadrilha cumpadre!
- Foi preso?
- Meu genro me sortô já de madrugada, parei numa lanchonete pra tomá uma lata de cerveja pra relaxá, hora que entro no carro, parece a pulícia de novo.
- Mais isso é pirsiguição sô!
- Quando liguei a chave do carro, apareceram cuns apareio preu soprá; soprei, fui preso de novo cumo assassino confesso com intenção de matá. Minha fia gasto treis dia pra rumá os cobre, pago a fiança, rumô uma transportadora, pois eu co carro inriba do caminhão e me dispejaram lá na vila.
- hahahahahahaha.....
- Cê ta rino de quê cumpade?
- ...
JOSÉ EDUARDO ANTUNES