AS PERIPÉCIAS DO "IRMÃO EDMUNDO"
 
Eu tenho um velho amigo chamado Edmundo Botelho Sarrafo, conhecido entre nós, seus amigos, por Mumu.

Mumu faz parte de um Sociedade Fraternal, cujo nome é: "Ordem dos Cavaleiros Sem Cabeça". A julgar pelo nome da Fraternidade vem logo à mente de quem ouve que os seus membros são um bando de desmiolados, mas na verdade ele (o nome) tem um profundo significado místico-filosófico-cristão. Segundo o Irmão Mumu, como se chamam entre eles, o "Sem Cabeça" quer dizer que o Irmão ou Irmã, membro da Fraternidade, não deve jamais lembrar a quem fez caridade. - "Até mesmo porque a finalidade principal da confraria é o altruísmo", nos contava Mumu com reverência.

Mas, nós éramos grandes amigos, como já disse, e eu sabia que Mumu não era aquele exemplo de filantropo que dizia ser. Sabíamos sim que ele era um "muquirana" de primeira ordem. Não repartia nem o cabelo. Por exemplo, convidávamos para um almoço ou simplesmente para um chope e na hora de pagar batia nos bolsos das calças e da camisa: - "poxa, esqueci a carteira," justificava descaradamente.

Mas mesmo assim, já o conhecíamos e gostávamos dele. Pelo menos era calmo e tolerante diante das nossas brincadeiras para com ele. Enfim, um bom companheiro.

Separado de um casamento, sem filhos, e já com seus cinqüenta anos nas costas, contaram-nos que costumava atacar sem perdão as novas candidatas que surgiam, interessadas em iniciar-se à sua confraria. E ele, inclusive confirmava sorrindo: - "Ah, eu atiro prá todos os lados, e quando acerto uma "pomba" voa pena prá cima". Então, ironicamente, perguntávamos a ele, nos botecos da vida: - "então, a moça sentia-se atingida por uma bala perdida?" E ele: - "Claro que não. Aliás, acho uma bobagem essa expressão, "bala perdida", se acertou alguém a bala não foi perdida, poxa!". Mumu era bom de argumentação e sempre nos convencia em suas explicações.

Bem, Mumu tinha uma casa grande onde morava com um gato e um cachorro, como companheiros. Sua morada possuía vários cômodos e ocupava quase dois terrenos. Era uma esculhambação total, como toda a casa de homem solitário, mas havia um certo conforto, como piscina e uma área de festas.

Por possuir uma casa grande e de cômodos desocupados Mumu era o anfitrião dos membros da Irmandade de outras cidades ou países quando estes chegavam à cidade a fim de conhecerem a Sede.da Ordem dos Cavaleiros Sem Cabeça. -"Para economizarem em hotel", dizia o "filantropo" Irmão Edmundo.

A verdade é que certa vez hospedou-se em sua casa "una pareja" de chilenos, Irmão Horácio Guzman e sua namorada a Irmã Mirian Quiroga. Segundo estimativa de Mumu, Irmão Horácio estava ao redor de 60 anos de idade e sua namorada, Irmã Mirian, beirava aos 85, ou mais.

Ocorreu que, logo na primeira noite da hospedagem, em imprecisa hora da madrugada, Irmã Mirian adentrou ao quarto de Mumu e sussurrou em seus ouvidos: - "te quiero!". Mumu acordou assustado e murmurou à macróbia senhora, em um "portunhol" rebuscado às pressas: - "por favor, volver pá tu quarto... Don Horácio vás me matar!". Ela voltou mas, sem antes repetir - "te quiero!".

O susto passou. Mumu dormiu novamente. Visitaram a Sede da Fraternidade e voltaram ao Chile, via Argentina, para alívio do caridoso Irmão Edmundo Botelho Sarrafo, vulgo Mumu.

Passado dois anos, Mumu recebeu um telefonema. Atende e ouve uma voz cansada: - "Hola! Soy yo, Mirian. Estoy solita en la frontera con Argentina. Me podria hacer el favor de venir a buscarme?" Mumu nem lembrava mais e, perguntou: - "Mirian?" - "Si, Hermana Mirian, de Chile, te acuerda de mi?" Ele lembrou: - "E o Irmão Horácio ?" Perguntou Mumu. - "No, te preocupes, mi amor, estoy sola". Mumu, o caridoso, pegou seu Fusca azul turquesa e saiu jogando pistão pelo escapamento, rumo à fronteira do Brasil com a Argentina.

Quando a avistou reconheceu-lhe de imediato, com a diferença que mesmo à distância deu para visualizar uma reluzente bengala de metal em uma de suas mãos. Daquelas que encaixam uma parte no antebraço. Mumu pensou: - "tá danado!" Mas, já era tarde para retroceder, ela também o percebera. Reconhecera o Fusca.

Mumu ajudou-lhe a entrar no carro e foi lhe observando, enquanto a "abuelita" afagava-lhe os cabelos e repetia sem parar: - "te quiero!. Ela havia envelhecido visivelmente mais e as rugas aumentaram. Geriatria e dificuldade de locomoção, a parte, Mumu ainda detestou o figurino que a Irmã usava. Ela vestia uma calça larga da cintura à barra e de cor vermelha. Uma blusa igualmente vermelha, de mangas curtas e com um generoso babado. Batom vermelho, rebocado além dos lábios, e óculos escuro, de camelô.

Segundo Mumu, ele não a hospedou em sua e sim a "escondeu" por três dias. Durante todos esses dias "fizemos amor", contou. Ela era leitora assídua do Marquês de Sade e por isso sentia prazer pelas dores físicas. Contou-nos Mumu que ele a surrava com fortes tapas motivo pelo qual lhe saltava poeira das também "rugas gluteanas" da Irmã Mirian. E ela pedia mais e mais. Até que ele pegou a bengala que estava ao lado da cama e batia-lhe com a bengala.

No terceiro dia, exausto e desaparecido para os amigos, ele "jogou" a Irmã no fusca e foi levá-la à fronteira de onde a tinha buscado. Pensou: - "vou deixá-la, sem ao menos me despedir, para que não apareça mais." Ledo engano, masoquista de carteirinha, ela pediu-lhe para jogá-la prá fora do carro. Mas, ele temendo algo pior não o fez. Parou e empurrou-lhe para fora e em seguida jogou-lhe a bengala. Quando ia partir ela lhe disse: - "Asi és que me gusta, no quiero saludo, ni besos, ni nada, pero, vengo en el mes que viene...

Esta história envolvendo a senhora Mirian Quiroga foi nos contada entre uma rodada de chope e outra. Então, a turma toda lhe perguntou em uníssono: - "Poxa, Mumu você não perdoou nem uma senhora de quase cem anos?" Como disse no início, o caridoso Mumu era bom em argumentação e tascou essa: -"fazer o bem sem olhar a quem!" E ainda pôs doutrina: - "assim nos ensinou Jesus, o Cristo, na Parábola do bom Samaritano, conforme o livro de Lucas, capítulo 10, versículos 25 a 37."

- O que dizer de um homem desses?
Luiz Carlos Gomes
Enviado por Luiz Carlos Gomes em 09/11/2015
Reeditado em 21/04/2016
Código do texto: T5442840
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.