Dormir bom, acordar ruim

Mas oi, espia só uma doidiça dessa! 0 cabra dormir bom e acordar doente! Como é que pode? E oia que nem levei terra quente! E oia que nem peguei em água quente e nem chupei dindin gelado da cumade Iracema! Passei foi o dia todinho sentado no oitão de casa, fazendo uma nova rede porque na virada da lua quero ir fazer aquela pescaria! Pois tome a espirrar, tome uma coceira nos zuvido, tome uma moleza no corpo inteiro, tome o peito congestionado e uma dor de cabeça de nem sentir as raízes dos chifres. Mais oi uma doidiça dessa, o cabra dorme bom e acorda doente! Me valha Deus e minha madrinha de fogueira Nossa Senhora Imaculada da Conceição, me valha de tamanha coisa ruim! Me valha de ter um troco maior, de ter uma trombose, ficar com a boca torta, a língua mole sem poder pedir Socorro! Me valha de uma falta de ar, escangotar de lado sem poder ser socorrido por ninguém. Se ao menos a veia tivesse em casa pra me trazer umas colherada de xarope! Se ao menos a veia tivesse em casa pra me fazer uns cafuné ou me cortar as unhas dos pé! Se ao menos a veia tivesse em casa pra me ler a oração poderosa de São Jorge, mas não, inventou de ir pru'ma tá de rumaria com um magote de vei intupido de dor de reumatismo! Intupido com com dor: com dor aqui, outra aqui, mais uma lá, outra mais em baixo, passado pra esquerda, subindo mais um pouquinho que o remédio é de junta, junta tudo e despeja num abrigo como faz um bando de filho malagradecido! Eu que num quis ir, agora estou aqui sozinho, de cama, com uma dor de cabeça de num enxergar é nada! Se ao menos, se ao menos a veia tivesse aqui pra me fazer um cuzimento de eucalipto com casca de laranja que só ela sabe fazer; se ao menos a veia tivesse aqui pra me fazer um dengo! Noutra vez em que adoeci de uma mordida de uma ubarana entre os possuídos e..., pois bem, nesse lugar que vê pensou mesmo, e tive febre de mais de quarenta grau, já delirando sem saber o que dizia, ela me tirou foi a roupa rodinha, me deu um banho, fez curativo e se deitou na rede junto com eu! O ruim foi a rede ter partido de cima a baixo sem a gente esperar, na hora que a febre baixava e o termômetro sinalizava uma leve subida, eu ter caído por baixo e a veia ter caído por cima, arrebentando de vez o que quase tinha sido estracalhado pela ubarana! Resultado? Uma costela fraturada, o termômetro sem sinal nenhum e a chapa quase engolida pelo susto... Ai, dor de cabeça, o cabra dormir bom e acordar doente... Se ao menos, se ao menos a veia tivesse aqui pra me dar uma palhinha e coçar minhas costas, mas não, não, ela preferiu ir, é, ir com uma penca de vei inxirido pra tá da rumaria.