O PINTOR


Sonia trabalhava para mim como diarista.
Ótima pessoa, bem humorada, honesta, trabalhadeira, fazia tudo com muito capricho. Veio cuidar de mim quando fiz uma cirurgia e fez as vezes de enfermeira com muita dedicação, além de se ocupar do trabalho doméstico. Me ajudou a tomar banho, me vestir.

Não consigo entender o motivo, o porquê dela ter uma vida tão atrapalhada. Está com mais de cinquenta anos, não tem onde morar, paga aluguel, e os quatro filhos que tem, e que ela ama muito, só lhe dão preocupações.

Me contou que o Jeferson, o mais velho, está desempregado. Perguntou-me se eu teria algum trabalho temporário, um bico para que ele ganhasse um dinheirinho.

Durante um temporal, entrou água em meu quarto e a parede interna ficou muito molhada, resultando em uma mancha feia e mofada. Pensei, então, em chamar o Jeferson para pintar aquele quarto, pois soube que ele já trabalhara como pintor de paredes. Sonia concordou e no dia seguinte lá estava ele. Apareceu muito bem vestido: camisa branca, impecável, calça social preta. Os sapatos pretos pareciam ter sido engraxados e lustrados.

Entreguei a ele a tinta, o rolo e outros materiais que eu havia comprado. E fui para a cozinha preparar o café. Depois de um tempo, voltei ao quarto e vejo Jeferson já adiantado na pintura. Para minha surpresa, Jeferson está com a mesma roupa e sapatos. Espantada, eu pergunto:
"Você não trouxe uma roupa e sapatos velhos para trabalhar?"

Ele me diz que não e eu fico a pensar...

Agora entendo porque Sonia tem motivos de sobra para se preocupar tanto com as besteiras cometidas pelos filhos....

Só faltou o paletó para Jeferson ter vindo fazer a pintura das paredes vestindo um terno completo... e sapatos sociais.

Tem jeito de uma coisa dessas dar certo?
Aloysia
Enviado por Aloysia em 30/08/2015
Reeditado em 13/10/2019
Código do texto: T5364476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.