O Coronél em( A greve.)

O Coronél em( A greve.)

por

Beto Rami

O coronel estava descansando na rede nova que acabara de comprar de um mascate quando ouviu baterem palmas.

ele apenas abriu um olho e viu a Maria ir atender. continuou belo e folgado mais Maria o sacudiu.

_Meu velho, temos visita. o seu zito o vendero.

_Bom dia, coronel. desculpe te incomodar ,melhor voltar outra hora.disse o visitante meio envergonhado de ter acordado o velho coronel.

_Que é isso, eu tava só pondo as idéias no lugar. e aproveitando pra descansar um tiquinho,num sabe.em que posso te ajudar?

_Vim buscar minha encomenda.

_Vou ficar devendo. disse o coronel já se levantando.

_Mais o que aconteceu?Espero que não seja nada serio.

_A modernidade chegou à fazenda. respondeu e passando a mão pelo rosto.

_Mais a modernidade traz progresso e eficiência. foi falando o vendeiro com orgulho de o progresso ter chego aquele fim de mundo.as maquinas colhedoras diminuem o tempo e usa menos mão de obra aumentando assim o lucro liquido.um dia será tudo automatizado dando ao homem mais conforto e um futuro de prazeres sem preocupações.

_E sem emprego.emendou o coronel. digo isso porque trabalho ninguém quer, num sabe seu moço.

_Mais me diga coronel, que tipo de modernidade chegou à fazenda?

_A greve, num sabe. Disse o coronel puxando o rosto ate o queixo mostrando preocupação.

_Os peões entraram em greve?

_Oh, não eles são de confianças, são como filhos os animais é que resolveram entrar em greve,num sabe.

_O que? Como, pode. pulou da cadeira o vendeiro.

_É, o senhor pode ver os passarinhos num tão cantando, os cachorros num tão latindo nem mordendo até o carteiro estranhou.

_O que eu quis dizer foi, como pode a bicharada entrar em greve.

_Olha seu zito nem carece se preocupar, num sabe. como senhor disse é a modernidade.

_Por favor, coronel eu preciso saber.

_Tudo bem acontece que Maria foi passear na capital na casa de uma comadre nossa e o marido dela era sindicalista acontece que ele tinha um papagaio, e Maria ficou encantada com o bichinho, num sabe. E elogiou tanto que a compadre resolveu dar a ela o tal do papagaio. Maria toda faceira trouxe o bichinho. E num é que o tal era inteligente. Chamam-nos de companheiro e tudo. um dia eu disse a ele ,louro da o pé,louro.e ele disse.

_Daqui num redo um pé.sou sindicalizado,e não faço nada sem prévio conhecimento do sindicado do qual sou filiado e atuante .sou contra a opressão da minoria dominante.FORA A MINORIA OPRESSORA ELITISTA!Na hora eu achei engraçado num sabe. mais bicho é que nem criança.se faz algo errado e agente ri ,desanda num sabe.

e foi o caso o bicho. Sindicalizou todos os animais da fazenda.

No outro dia logo de manha Maria foi buscar ovos pro meu café da manha, e num tinha ovo. Zélito foi tirar leite e num tinha, o pouco que saiu o boi mijou no balde e estragou.

Os peões vieram reclamar que os cavalos empacaram, pior que mula. eu fiquei sem saber o que fazer .foi quando nezinho me chamou na frente da fazenda.

chegando lá os animais tavam todos reunido sentados de patinhas cruzadas e o papagaio gritando (OS BICHOS UNIDOS JAMAIS SERAM VENCIDOS.)

senhor coronel (Disse ele.)falo em nome dos meus correligionário e oprimidos primos bichos.queremos melhores condições de trabalho e receber por ele.

A ração será dobrada e a jornada de trabalho diminuída,dois dias de descanso vale transporte e tickets refeição.todo lucro atingido com os subprodutos e derivados animais será dividido meio a meio com o sindicato e depositado em uma conta em seu nome .(Do sindicato é claro.)caso contrario fica desde já anunciado a greve geral.

_Muito justo. disse o vendeiro ,isso é democracia.

_Não. Respondeu o coronel. Isso é chantagem. E não traz progresso se não fosse por esses sindicalistas irresponsáveis o trabalhador teria mais emprego. Na década de oitenta todos queriam ser metalúrgicos e trabalhar no abc paulista. Ou ser offset nas gráficas. Havia trabalho de sobra, era você trabalhando aqui e sendo assediado ali. o SENAI era a universidade do trabalhador carente e era motivo de orgulho dos pais .

Mais veio o sindicato com suas greves e chantagens e acabou com tudo. e como diz o velho ditado a necessidade é a mãe das invenções.quando faltou mercadoria e a mão de obra estava em greve ,inventaram de importar.

o produto tinha menos qualidade,mais o preço compensava.quem compra não quer saber se é feito aqui ou na china,se vai tirar emprego de alguém ou não,quer é preço menor.

Pros empresários era melhor,menos custo sem ter que negociar com os grevistas ou pagar os sindicalistas.E pouco a pouco as maquinas foram tomando o emprego do trabalhador tanto da cidade quanto do campo.foi inventado o caixa automático,pra substituir o bancário.o email pra substituir os carteiros. logo sua venda também ira fechar ,as vendas serão por telefone ou a tal da internet.o ser humano esta sendo substituído em nome do progresso ,e o pior tem gente que apóia.

onde já se viu policia e medico de greve.

quando se trabalha se conhece os riscos benefícios e deveres.

E parar de fazer o que se é pago para fazer e impedir os que querem trabalhar por querer mais, é chantagem, não negociação.

_Vendo por esse lado. Como senhor vai resolver a situação?

_Já resolvi,vou fazer como os empresarios ,vou me livrar dos ingratos.

Doei todos os animais,amanhã virão buscalos,agora só plantação.ah..e tá ouvindo...agora até da pra ouvir os passaros, que paz