O pão-duro,unha-de-fome,mão-de-vaca rouba as goiabas do vizinho

Vladimir acordou nervoso.Desde que sua filha nascera,há seis meses atrás,sua vida transformou-se num infer...não!Inferno seria um termo muito forte,e ele evitava pensar assim;mas a verdade é que,depois de todas as fraldas descartáveis usadas,dos inúmeros exames para constatar a perfeita saúde da herdeira,das visitas ao pediatra,incluindo nesse rol as ocorridas de madrugada,o muquirana sentia-se esgotado.Física e mentalmente.

Para piorar,ele e Cid,seu amigo e sócio numa locadora de vídeos,estavam sendo chantageados por um dos clientes.

Vladimir filmara o coroa,seu vizinho de fundos,transando com a esposa no terraço de madrugada e colocou o vídeo para alugar na locadora.O sucesso da "obra" chegou aos ouvidos,ou melhor,aos olhos do astro pornô involuntário.

Apesar do pão-duro ter mascarado eletronicamente os rostos do casal,os dois foram identificados pelos amigos e parentes,virando motivos de chacotas intermináveis.

Desde então,praticamente todo mês o homem passa na locadora para extorquir os dois;sempre acompanhado de três auxiliares barra pesada,do tipo que nenhum de nós gostaria de encontrar numa rua deserta em qualquer lugar do planeta,de dia ou de noite

No inícío a dupla cedeu,pagando o montante requisitado;afinal,o coroa era a vítima,e é sempre melhor um acordo ruim fora da justiça do que encarar um processo.

Agora,porém,a situação estava insustentável,ameaçando a viabilidade econômica do negócio.

Enquanto tomava seu banho matinal,o unha-de-fome analisou mais uma vez aquela situação.Ao terminar, fechou a água e ficou por alguns segundos observando o líquido escorrer pelo ralo,hipnotizado.

__Vlad!__gritou a esposa da cozinha__Traz pra mim a chupeta da Vic!

O mão-de-vaca enxugou-se rápido,colocou a roupa e desceu com a chupeta.Chegando na cozinha deu um beijo na testa da filha,que estava sentada numa cadeirinha de bebê brincando com um chocalho,entregou a pepeta para a mulher e comentou:

__A Vic vai ficar dentuça se usar isso por muito tempo....

A esposa,que estava esfriando a mamadeira na água da pia,reagiu:

__Ela só tem seis meses,Vladimir!Mais tarde a gente tira dela!Deixa de ser paranoico!

__Desliga essa água Cecília!A mamadeira já esfriou! __O pão-duro andava preocupado com o valor da conta de água,e vigiava todas as torneiras da casa.

__Não começa não Vlad!São sete da manhã!

__Não existe hora pra economizar.__protestou o sovina.

__Hoje não é dia de terapia?

__É...

__Não vai faltar,hein?

Cecília exigira que o sovina levasse a sério a terapia.

O telefone tocou.Ao atender,Vlad reconheceu a voz de Cid.

__Fala!__disse,meio irritado.

__Vlad;o coroa passou na locadora ontem,logo depois que você saiu.

__E...

__E pediu mais uma grana!

O unha-de-fome deu um soco na mesa,fazendo cair alguns talheres.A menininha,assustada,começou a chorar.

__O que foi homem?Ficou lelé?__ protestou a esposa,surpresa com o gesto do marido.

Ele não contara para Cecília seu problema com o coroa garanhão;conhecia bem a personalidade da cara metade e sabia que ela reprovaria tudo aquilo.

Na verdade,o mão-de-vaca já sofria o suficiente com a sua consciência,que o culpava pelo ato de pura imaturidade.Na época,a locadora passava por dificuldades,e a fita pirata fora uma das medidas tomadas pelo unha-de-fome para aumentar a receita do negócio.Pornografia sempre vende bem.A sovinice,por outro lado,se encarregava de deixá-lo doente pela perda de dinheiro.

__Nada não__Vlad fez um gesto com a mão esquerda,mentindo com astúcia enquanto recolhia os talheres do chão__O Cid quebrou uns dvds.

__E precisa disso?Olha como a menina está chorando!

Cecília pegou a filha no colo e lhe deu a mamadeira.O sovina encurtou a conversa com o sócio:

__Tudo bem Cid.Daqui a pouco eu estou aí!

Minutos depois,quando ia tirar o carro da garagem,o unha-de-fome lembrou que a goiabeira do vizinho,que projetava seus galhos por cima do muro,estava carregada de frutos.

Vlad fechou o portão,foi até os fundos do quintal e apanhou um longo bambu que possuía numa das extremidades uma lata de azeite presa com arame.

A tampa superior do vasilhame havia sido removida com um abridor para possibilitar a coleta das frutas.

Silenciosamente,Vladimir apanhou mais de uma dúzias de goiabas.

Mal acabara de pegar as frutas,ouviu uma voz infantil vinda do outro lado do muro:

__Mamãe!O seu Vladimir tá pegando as nossas goiabas!

O mão-de-vaca escondeu rapidamente o bambu,o produto do roubo e abriu o portão com a cara mais inocente do mundo.Ao colocar o carro na calçada,a vizinha,mãe do garotinho de apenas sete anos,veio falar com ele.

__Seu Vladimir!O senhor não precisa roubar as goiabas.É só pedir que eu lhe dou algumas.A gente é vizinho,pombas!

Vladimir fez uma expressão solene e falou:

__Dona Úrsula;eu não sei quem roubei,quer dizer,não fui eu quem roubou suas goiabas.Existe uma gangue de "cracudos" aqui no bairro que está cometendo pequenos furtos nas casas da rua.Veja isso aqui.

Vladimir apontou para pequenos símbolos feitos com tinta grafite na parte inferior do muro da casa da vizinha.

__Que coisa é essa?__perguntou a mulher,surpresa ao ver os caracteres semelhantes a hieróglifos.

__Isso__disse,célere__São códigos que a malandragem usa para dar dicas sobre a casa.

__Dicas?__a mulher puxou o filhinho para perto de si.

__Sim.Códigos que informam se a residência é fácil ou difícil de ser assaltada.No seu caso,colocaram aqui..__o mão-de-vaca inclinou a cabeça para analisar melhor os símbolos__...Que é uma casa cujo dono fica muito tempo fora.

__O meu marido viaja muito realmente...__a mulher tinha o semblante preocupado

__Tá vendo?!!Olho aberto.Agora há pouco eu ouvi um barulho perto do muro.Deve ter sido a gangue roubando as suas goiabas.

__Cristóvão!__ralhou a mulher com o filho__Pede desculpa para o seu Vladimir!

O molequinho,que era precoce e já manjava o pão-duro,muito a contragosto desculpou-se:

__Des...desculpa.

A mulher entrou com o filho e Vladimir saiu com o carro.O mão-de-vaca estava feliz por ter conseguido pegar as goiabas impunemente e orgulhoso por ter usado a estratégia de rabiscar anteriormente, na calada da noite, aqueles símbolos no muro da vizinha,prevendo uma necessidade de álibi para a coleta futura;gênio!A velha tática do medo ainda funcionava!Entretanto,precisava tomar um cuidado especial com aquele moleque,que estava crescendo rápido e era esperto.

Enquanto dirigia,Vlad já saboreava as frutas e calculava quanto economizaria com aquela coleta ilegal.

Em questão de segundos,quando ele passava por uma rua quase sem movimento,pouco antes de pegar a via principal,teve o carro fechado por uma caminhonete.Três homens encapuzados saltaram armados.O mais parrudo deles obrigou o sovina a abrir a porta do veículo.Depois de sentar-se no banco do carona,o bandido ordenou:

__Vamos te levar para uma excursão.Segue a caminhonete e não abre o bico,entendeu?

Aterrorizado,Vladimir ligou novamente o carro,que havia morrido na fechada,e seguiu a caminhonete...

Nota do autor.

Este é mais um capítulo da saga do mão-de-vaca.Os anteriores são:

1)Um dia na vida de um pão-duro

2)Vamos ver como um pão-duro passa um feriado

3)O pão-duro vai ao motel

4)O pão-duro entra de sócio numa vídeo-locadora

5)O pão-duro oferece um almoço para o cunhado

6)O pão-duro vai a uma termas

7)O pão-duro vai ao dentista

8)O pão-duro sente o peso da paternidade

9)O pão-duro vê o seu mundo desabar

10)O pão-duro prossegue no seu calvário

11)O pão-duro vai ao psicólogo

12)O pão-duro agora é pai

O pão-duro,unha-de-fome,mão-de-vaca retornará!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 14/06/2015
Reeditado em 16/08/2020
Código do texto: T5277190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.