Casos do Picolé - Os Vendedores de Rifas

Estávamos no 3º ano do Izip ( Instituto de Zootecnia e Industria pecuária).

A comissão de formatura, resolveu fazer uma rifa de um Fusca Zero bala para arrecadar fundos para as festividades .

O ano era 1964.

Foram feitos vários talões com não sei quantos mil números, dentre os quais, um seria sorteado pela Loteria Federal.

Numa segundona cheguei no IZIP a bordo de meu DKW Candango 1957 ( uma raridade nos dias de hoje ), azul, uma belezura que servia para nos finais de semana viajar até Ajapi, sempre levando uns 3 ou 4 “ caronas” !

No Frigorífico, além das aulas, podíamos levar também parte dos produtos que fabricávamos, ( lembra Xerife ? ) ovos da Avicultura, queijos e alguns produtos da Turma de Lacticínios.

À noite em nossa cozinha atrás do prédio, fazíamos o tal “mexido” , que era uma delícia !

Bem voltamos à venda da tal Rifa.

Naquela 2ª Feira, cheguei por volta das 7 horas e já estavam me esperando com as malas prontas, o Mario Mendes, Shuzo Oki, e mais dois colegas, que a bendita da tinta branca que pintou meus cabelos, não me deixa lembrar.

O Edgar , que era o Presidente da Comissão de Formatura, me entregou nem sei quantos talões de rifa nos incumbindo de vende-las em Araçatuba, onde o Mario Mendes, morava.

Lá fomos nós.

Durante a viagem, fomos trocando pneus e sempre sessenta, sempre setenta chegando à noite em Araçatuba na casa do Mario.

Levantamos bem cedinho, e cada um pegou uma rua, e de porta em porta fomos vendendo a tal rifa. Como não conhecíamos a cidade, acabamos indo em um lugar, que depois o Mario nos explicou o que era, ( casa da Alegria ) eram só festas!

Vendemos para todas, e torcemos muito para que ganhassem o Fusca.

Ficamos uma semana inteira naquela “vida dura” de vender rifas.

A família do Mario devia estar de “saco cheio” daquela turma, mas o filho nos amparava.

Bem pagando os pneus, os consertos do Candango e outras despesas extras, ainda tivemos lucro, ( já éramos bons vendedores ) e assim voltamos para o Izip, torcendo para que o número premiado fosse de Araçatuba.

Infelizmente não foi.

24/04/2015. Luiz Antonio Piccoli.

Luiz Antonio Piccoli.
Enviado por Luiz Antonio Piccoli em 24/04/2015
Reeditado em 24/04/2015
Código do texto: T5218840
Classificação de conteúdo: seguro