A CORUJA E O GAVIÃO

Diz o ditado que toda coruja gaba seu toco, ou seja, as mães sempre acham seus filhos os mais belos do mundo, assim diz que certa vez dona coruja teve uma ninhada com três filhotinhos, conhecendo as fama temível do gavião carcará que vivia se alimentando dos filhotes de passarinhos da floresta e sabendo que se ela desse mole, também os seus filhotes iriam parar nas garras do gavião, matutou, matutou e achou que a única forma de evitar que isso acontecesse seria convidar o gavião para ser padrinhos de seus filhotes, e assim fez.

O gavião recebeu o convite com muita alegria e encheu-se de orgulho, assim entre comadre coruja daqui, comadre coruja dali, o gavião perguntou:

__ Comadre coruja, esta floresta é tão grande, como reconhecerei quais são os teus filhos no meio dessa imensidão de arvores?

A coruja, já na certeza que havia levado o gavião no papo, orientou:

__ Ora compadre gavião, quando chegar numa ninhada, numa oca de pedra lá no alto da montanha e encontrar os filhotes mais bonitos deste mundo, pode ter certeza, são os meus!

Assim despreocupada e muito segura de si, certa tarde a comadre coruja saiu a caçar, deixando os filhotes no ninho, porem quando voltou, o gavião havia passado por lá e feito a mesa, nada sobrou. Indignada e choramingando a comadre coruja foi se queixar com compadre gavião:

__ Compadre gavião, havia prometido que não mexeria com meus filhotes, mas qual o que, foi só eu me afastar um pouco do ninho, o compadre passou seus afilhados para o papo!

O Gavião desapontado, indagou:

__ Ora comadre, não havia dito que o ninho com os filhotes mais bonitos deste mundo seriam os seus.

__ Sim, eu disse !

O gavião sorriu e disse

__ Ahhh! era aquilo! Olhos arregalados, bicos curtos, cabeça grande, ora comadre, eram horripilantes! Como poderia imaginar que eram os seus filhotes?

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 17/03/2015
Código do texto: T5173626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.