o cumpadre e as manifestações
O CUMPADRE E AS MANIFESTAÇÕES
Sem foco. Toda manifestação tem que ser classista senão não resolve nada, aliás, dá mais munição para os corruptos que nos governam.
-Bamo lá na tar manifestação cumpade?
- Fazê o quê lá?
- Uai, nóis protesta sô!
- Contra a presidanta?
- Tamém.
- Contra os bandido que nos guverna?
- Tamém.
- E dispois
- ...
- Nóis fica cum cara de tacho.
- Tacho cumpade?
- Antigamente era nos tacho que o povo fazia as cumida; fazia doce de goiaba, fritava os torremo, cuzinhava a carne dos porco pra pô na gurdura....
- Mais quê quesse trem tem a vê ca manifestação cumpade?
- Uai, nóis pode falá “fora Dirma”, “fora Collor”, “fora Renan”, “fora pqps” e amanhã vai cuntecê o quê memo?
- Nada. Mais nóis inda tem o voto sô!
- Já fritaram ele desde a Ditadura cumpade. Tá mais cuzinhado que a vergonha na cara desses púlítico.
- Mas antão?
- Invêis de direito a voto, nóis tinha que tê direito a uma arma prá matá bandido; invês de direito a voto nóis tinha que tê direito a saúde, educação, segurança; invêis de direito a protesto, nóis tinha que tê direito a vê, só isso, vê iscrito nos paper as maracutais de nossos pulítico.
- Mais o mundo intero tá dimirano nossa democracia?
- KKKK, cê é bobo memo. Nossos trêis poder não passa dum só, quinem nas Ditadura.
- Mais tão inté predeno impresário!
- E sortano os pulítico ladrão! Sumo prisidido no executivo por uma assartante de banco; no Congresso por um ou dois mafiosos que só não tão presos porque quem numeô o chefe das justiça foi o amigo da presidanta.
- Será onde infiaram o dedo daquele infeliz cumpade?
- Prifiro num falá.
- ....
JOSÉ EDUARDO ANTUNES