706-JECA TATU E O BOI TUCURA-

Jeca Tatu tinha grande carinho com as pessoas, com os animais e com a as plantas. Os bichos de sua fazenda tinha nome, pelos quais Jeca sempre os chamava. No galinheiro, mandava o Carijó Valente e cada galinha tinha um apelido. No chiqueiro, idem. No rebanho de meia dúzia de vacas (Malhada, Miuda, Sossego, Nega, Branquela e Zóiuda) mandava Tucura:.

Boi miúdo, enfezado, mais parecia um gafanhoto de tão magro.Era um anti-touro: não manifestava o menor interesse pelas vacas e, por vezes, fugia de alguma mais atrevida, quando, no cio, dele se aproximava com intenções libidinosas ou reprodutoras.

Jeca entendia seus bichos e eles compreendiam Jeca. Olhando para o pequeno boi, ele, agora homem forte e disposto, pensava na triste sina do Tucura, cuja única atividade consistia em pastar, sem nenhuma finalidade procriativa, candidato, mais cedo ou mais tarde, a uma substituição por um touro mais capaz. Afinal, a prosperidade do antigo matuto, hoje próspero fazendeiro, não podia estacionar no que se referia à criação dos bovinos.

A afinidade entre Jeca s seus animais era tão grande que, olhando para os olhos meigos e até submissos de Tucura, parecia estar ouvindo o boizinho dizer:

— Uai, Jeca, pruquê cê num me dá um poco desse furtificante que cê toma todo dia?

Ao ouvir a voz do animal, Jeca Tatu saiu de seu marasmo, voltou a si e respondeu:

— Cê tá certo, Tucura!. Vou te dar um pouco do fortificante que tirou daquela lazeira que eu vivia. Vai te fazer bem.

E partiu para buscar um frasco (mantinha um estoque de diversos vidros) do tal tônico.

Tucura bebeu com prazer a generosa dose e lambeu o beiço, enfiando a língua pelas fossas nasais, como qualquer bovino satisfeito.

O efeito foi imediato, Nos primeiros dias do tratamento, Tucura desandou a pastar, escolhendo as melhores touceiras de capim Jaraguá ou do gordurão.

— Puxa! Se o Tucura continuar comendo desse jeito num vai caber dentro do courame. Vai acabar estourando. — disse o Jeca à mulher, entusiasmado com o progresso do boizinho.

Com o insaciável apetite para capim, veio o despertar do interesse pelas vacas. Dentro de dois meses, já havia corrido e emprenhado todas as vacas do rebanho.

E não parou mais. Tornou-se um touro que não dava sossego para as vacas. Deu em arrombar cercas e pular valados, atravessando até mata-burros, em busca de vacas e novilhas das propriedades vizinhas. Tornou-se um problema.

As crias do rebanho de Jeca, geradas pelo Tucura, vieram fortes e com características de excelente gado: novilhas de úberes enormes, novilhos de boa envergadura, mostrando elevada linhagem. Debaixo da aparência, do porte enfezado, Tucura era um touro de raça.

A fama de Tucura correu pela região e além, e os fazendeiros passarm a trazer suas vacas e novilhas no ponto, isto é, no cio, para serem cobertas pelo raçudo pequeno touro.

<><><>

Seu Juvêncio era vizinho de Jeca. Um dia, apareceu de repente, sem avisar, puxando sua vaquinha para ser cruzada com Tocura. Jeca não estava, tinha ido à cidade tratar de negócios, mas a mulher, a esperta Maricota, não despachou o vizinho, pelo contrário, foi expedita:

— Pode por sua vaquinha aí junto com o Tucura. Eu já vou ajudar o senhor.

Abriu a porteira do curral e esperou Juvêncio a entrar com a vaquinha. E ficaram os dois ali, sentados nas tábuas do curral, olhando o touro fazer o serviço na vaquinha.

Juvêncio, homem ainda forte, ao ver a atividade do tourinho, sentiu um comichão no meio das pernas, e uma vontade louca de dar uma. Olhou para um lado, olhou para outro, ninguém à vista. Atrevidamente, perguntou à mulher do Jeca:

— Intão, dona Maricota, será que eu pudia fazer a mesma coisa que o Tucura ta fazendo?

— Uai, seu Juvêncio, claro que pode...

Ele desceu e foi se dirigindo a ela, que concluiu:

— A vaquinha num é sua? Pode fazer cum ela o que o sinhor quizé.

<><><>

Jeca Tatu viu então o grande negócio: as montadas de Tucura, como reprodutor, valiam dinheiro. Negócio organizado, passou a cobrar pelo “serviço” de Tucura, que, saciado na fome e no desejo, permaneceu dócil no curral e no pequeno pasto exclusivo.

Vinha fazendeiro de longe, com caminhão fretado, trazendo as vacas para serem emprenhadas. Eram tantos que chegavam a fazer fila na estrada, defronte à fazenda de Jeca. Tucura virou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro!

Os vizinhos de Jeca Tatu, entretanto, não gostaram daquela movimentação de caminhões e carros e muito menos por terem de pagar, como todo mundo, pelos serviços de Tucura. Ajuntaram-se em sociedade e propuseram a compra do Tucura.

— Oia, gente, ceis num sabe do que tão falando. Num vendo o Tucura por preço ninhum do mundo. — foi a resposta de Jeca Tatu.

Depois de muita insistência e tantas outras negativas, os vizinhos (agora, com outros fazendeiros de fora da região e até um deputado federal (que se dizia pecuarista) foram em comissão ao prefeito, para reclamar:

— Olha, doutor prefeito. O Jeca não quer vender o Tucura pra nóis, os fazendeiros.

— E o que querem que eu faça? — Perguntou o prefeito.

— Aquele touro é um patrimônio do município. Não pode ficar só com o Jeca. Queremos que o senhor faça uma lei desapropriando o Tucura e colocando ele sob a guarda da Prefeitura.

Com a ajuda do deputado, a lei foi feita e votada às pressas e em menos de quinze dias, o Tucura foi expropriado.

Jeca, cidadão compenetrado de suas obrigações e deveres, não discutiu.

— A lei é dura mas é a lei — disse, quando Tucura foi levado. Mas não falou do tônico que dava todos os dias para o boi.

Tucura foi colocado numa excelente instalação: curral com chão cimentado, ração abundante, ao lado de um pasto viçoso ao lado e um local apropriado para montar as vacas.

Chegou a primeira vaca, e o Tucura a ignorou solenemente, por mais que ela se aproximasse dele.

— Deve ser muito velha, ele gosta é de coisa nova. — disseram, e trocaram a vaca por duas novilhas (como fazem certos homens com suas mulheres)..

A falta de entusiasmo do tourinho continuou. E por mais que mudassem as vacas e as novilhas, ele não cobriu nenhuma.

Os fazendeiros reclamaram ao prefeito:

— O Jeca deve ter posto algum feitiço ou macumba no Tucura.

O prefeito mandou chamar o Jeca e explicou a situação.

— Vou ver o que ta acontecendo, seu prefeito. — E lá foi o ex-proprietário de Tucura, à procura de uma explicação para a recusa de seu famosos reprodutor em fazer o que devia.

Olhando para o o boizinho, agora com ares de importante, comendo na cocheira e bebendo água fresca no tanquinho ao lado, de cimento.

— Então, Tucura, que está acontecendo? — Jeca sussurrou na orelha de Tucura.

— Num enche o saco! — respondeu agressivamente e com um olhar de desdém.

— Mas porque que ocê num quer cobrir as vacas e as novilhas? Era um serviço que você fazia tão bem, lá na fazenda.

— Agora não preciso fazer mais serviço nenhum. — Insolente foi a resposta.

— Uai, purque não?

— Agora num preciso trabaiá mais. Sou funcionário público.

Jeca Tatu saiu triste do curral, pensando como é que ia explicar tudo ao senhor prefeito.

ANTÔNIO GOBBO

Belo Horizonte, 31 de dezembro de 2011

Conto # 706 da Série 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 13/03/2015
Código do texto: T5168815
Classificação de conteúdo: seguro