Casosdo Picolé - O Prefeito
Nos anos 80, tínhamos uma Fazenda em Cumarí Goiás. Um dia passando por Goiandira, um pequeno município ao sul do estado, parei no borracheiro da cidade e nele ouvi a seguinte História.
“ Certa vez , numa eleição para a prefeitura, foram eleitos dois Caboclos matutos, daqueles bem roceiros mesmo, mas muito honestos. Depois de uns dois anos que estavam à frente da Prefeitura, como Prefeito e Vice-prefeito, foram chamados em Goiânia, para uma audiência com o Governador.
Chegando lá, o Governador chamou o Prefeito em sua sala e depois das apresentações, deu-se o seguinte diálogo:
Governador: E aí Sr. Prefeito, como vão as obras lá da sua cidade ?
Prefeito : Oia sinhô guvernadô, neste dois ano de mandato, eu já fiz 13 quebra- mola e um mata burro. E já to cumeçano outro”.
Governador: E a zona lá de Goiandira, como é que está ? (referindo-se obviamente à zona eleitoral).
Prefeito: Oia sinhô guvernadô, inda tem uma meia dúzia de muié lá, mais eu garanto pro sinhô, que nuns noventa dia mais o meno, eu ranco elas de lá.
Nestas alturas o Governador, vendo que não tinha diálogo com o Prefeito, dispensou e mandou chamar o Vice, que talvez fosse mais preparado.
Entrando o Vice Prefeito o Governador foi logo dizendo: Parece que o Sr. Prefeito é um homem sem cultura não?? No que o Vice responde; Sem Curtura??? O sinhô é qui num sabe! Ele tem mai de cem arquere que é do puro bacuri !!! “
(Bacuri é fruto do Bacurizeiro, também chamado de Landirana. Este fruto imaturo é de cor verde, do tipo baga e usado para fazer doces, sorvete e polpa. Seu látex tem uso medicinal)