"Os Psiquiatras Enlouqueceram?Rsss..."-Conto Curto.
Jana, uma bela mulher escrevia sobre amores e paixões. Jana gostava de acompanhar as tramas amorosas e maquiavélicas que se faziam em torno dos enamoramentos dos homens, e vivia a observar o comportamento dos conhecidos em sua cidadezinha. Entre diversas pessoas de seu círculo de amizades, havia um psiquiatra de muito sucesso profissional, chamado Jorge, com quem conversa hoje:
-Jana, sabes qual é a nossa mais nova descoberta e que está rolando na Associação Brasileira de Psiquiatria? Pois é a de que se apaixonar traduz uma labilidade afetiva e problemas na percepção do ego. É um Transtorno mental.
-Mas como Francisco? Então estar apaixonado, e se apaixonar vai ser considerado doença mental também? Que horror!!!! Vocês se deram conta das implicações para a vida do homem deste absurdo???
E Jana saiu, espantada, lívida e boquiaberta da conversa e, sem perder tempo, reuniu o grupo de conhecidos para discutir .Esclareceu a eles o assunto dizendo saber que algumas paixões são, realmente, doentias, ela sabia, como as obsessivas, as perversas, etc, mas sempre? Mas todas? Como as pessoas iriam namorar doravante? E casar? Todos iam perder o gosto pelo namoro, então? As paixões dão sabor à vida dos homens, tiram do tédio e do enfado, todos sabem, e agora? O que vai ser de nós, de uma mulher simples como eu? Como resolver este absurdo? E se for espalhado? Vamos falar com o Papa? Quem sabe ele resolve? Não,mas nem o Papa convence! Sequer deu autorização aos padres de se apaixonarem e casarem! E agora?
Jana desfilou ,boquiaberta, todos os seus argumentos para os amigos que, por sua vez, em uníssono, disseram a ela que não iriam seguir esta lei ridícula, eram pessoas, homens e mulheres e iam seguir se apaixonando, gostando, namorando, escrevendo poemas de amor, procriando no amor e na paixão e, não contentes com isto ensinaram algo à agora pobre e desesperada Jana para dizer ao Francisco.
Oi dois se encontraram, dias depois e ela já estava calma e serena como sempre e lhe disse:
-Sabe, Chico, eu fiquei perturbada com a ideia que tentaste me vender sobre as paixões virem a ser consideradas como transtornos psiquiátricos .Principalmente, porque isto me impediu de te falar em algo que nos diz respeito.
-O que Jana?
-Bem, Francisco, eu ia te dizer que eu era apaixonada por ti! Ia, sabe Francisco? Eu era, mas agora vejo que eu estava LOUCA, mesmo! Era minha labilidade afetiva e dificuldade na percepção que me faziam te ver como um homem encantador, cheio de tesão, apaixonante, fascinante mesmo! Era loucura, não Francisco? Olha, me esquece, disse Jana, rubra de brabeza e já meio divertida ao ver a cara de LOUCO de um homem desesperado, inseguro e tolo.
E a mais nova descoberta da Associação Brasileira de Psiquiatria ,parece que terminou em pizza, seguindo os rumos da política brasileira, rsss...