O SINO QUE CONGELAVA AS HORAS...

Um "causo" da minha infância.

É só uma pracinha daquelas de cidade do interior.

A igreja, embora envelhecida, até hoje conserva sua imponente História, e badala as meias e as plenas horas da vida.

Costumo dizer, que aquelas badaladas foram as únicas que resistiram ao tempo.

Mas quando criança, eu tinha uma enorme preocupação.Vivia a fazer caretas para meu tio que sempre controlava os horários das nossas serenatas...

Jovens adolescentes sentávamos sob os flashes da lua cheia, e ao relento, banhados pelo perfume das damas da noite, agitávamos ao violão, a festa dos grilos do jardim....

Nada demais!

Imaginem...ainda me lembro, e parece que foi ontem, quando à meia noite o relógio soava e lá ia eu correndo a subir ofegante a ladeira rumo à casa da minha avó.

Sentia-me na história da Cinderela...meia noite...tinha que voltar para casa.

-Ainda essa hora na rua, menina?-dizia-me a vovó sempre atenta aos seus pimpolhos!

Mas meu tio, não! Era o homem da casa, e tudo controlava. Pigarreava e olhava feio para qualquer menino que ousasse subir a ladeira comigo.

-Mas tio , eu...

Não tinha conversa!

Então,dele eu me vingava fazendo caretas.

Certa vez, advertiu-me:

-Menina, cuidado com essa mal-criação! Aqui na cidade existe uma lenda, que diz que se o sino tocar exatamente na hora em que alguém estiver fazendo caretas, poderá ser congelado para sempre, com careta e tudo!

Confesso que fiquei preocupada.Mas não abandonei as tais das caretas.Apenas me precavia...

Toda vez que se faziam necessárias, eu olhava pela janela , esperava o sino tocar, e logo disparava uma bem caprichada para ele, o meu tio...o mais querido desse mundo!

Hoje, quando volto para a cidadezinha, ouço as mesmas badaladas, e lamento que aquele sino não tenha me congelado para sempre, no esplendor daquelas minhas horas...

Eu o fico esperando, e toda vez que ele dobra...tento uma daquelas caretas...mas nada acontece...