CRIAME DE SACI

Estávamos na tradicional rodada de truco da boca da noite, na “tuia”, quando o Tidão falou:

— Las Vegas, temos que ir à casa da ilha, precisamos ver nosso criame de saci.

— É mesmo, respondi, depois dessa chuvarada, é perigoso a enchente ter destruídos seus abrigos.

— Criame de saci! Que saci? Perguntou um dos participantes.

— Saci Pererê ué. Tem outro saci por acaso, falou o Chico.

— Saci não existe, retrucou outro ouvinte, isso é folclore. Onde já se viu, criame de saci....

— Explica pra eles aí, Las Vegas, como é o criame de saci.

— Claro, respondi. Vejam bem, tudo começou assim...

Certo dia, o Tidão foi lá pras bandas do sítio do pica pau amarelo, onde se diz que tem muito saci e ficou encantado com que viu. Ao visitar um dos sítios da região, topou com um que criava saci. Ele não teve dúvida:

— Se eles criam saci aqui, nós também podemos criar lá na casa da ilha, afinal, lá tem tudo que se precisa para criar o menino do gorro vermelho, pensou.

Desse modo, perguntou ao dono do sítio como se fazia para ter uma criação do neguinho de uma perna só, no que o sitiante respondeu;

— É simples, você só precisa ter na ilha três coisas muito importantes, imaginação, bambu e água.

— Só isso! Bambu e água é o que mais temos, afinal, o “paranasão” está à nossa volta, e creio que imaginação também não faltará.

— O que faço para obter um casal?

— Ah! Isso já é mais complicado, você precisa, antes de tudo, ter espírito de criança, pois só assim ele te acompanhará.

E assim foi feito, logo de cara um casal de saci se encantou com ele e o acompanharam, e como vocês já devem ter ouvido falar, eles se deram muito bem na casa da ilha, pois lá tinha bambu, imaginação, muita água e espírito de criança nunca faltou. Com pouco tempo, já tinha uma grande família.

—Porque esses quatro itens são necessário para o criame funcionar? Perguntou Seu Brê.

Por que é no gomo do bambu que eles se reproduzem, pode ser também, na folha da taboca, é a mesma coisa. A imaginação é necessária, pois é imaginando, que você determina o tamanho do saci, podendo ser um sacizinho ou um sacizão. Ele pode caber ou não dentro do gomo do bambu. A água, é fundamental para qualquer tipo de vida, sem água não há vida e o espírito de criança é necessário por que é esse espírito que serve de alimento para a existência do pererê, é isso que faz dele um menino travesso e tão conhecido do povo brasileiro.

Os presentes que estavam ouvindo a narrativa trocaram olhares de desconfiança, incredulidade e dúvidas, o que é muito bom para a sobrevivência do saci, mas, teve um curioso que perguntou:

— Se o saci se deu bem na ilha e a família já está grande, por que essa preocupação com eles?

— Acontece que com o último reponto que deu no rio, as moitas de bambu que margeavam a ilha, foram arrastadas pela correnteza, precisamos ver se sobraram algum sobrevivente. Respondi.

— É isso mesmo, precisamos conferir como andam as coisas por lá, se precisam de mais gorros, cachimbo, coisas assim de seu uso diários, falou o Sagui.

— E mandar para os sobreviventes, uma dose extra de imaginação e espírito de criança, encerrou o Chico.

Não importa só a idade física, importante também é a idade mental. É ela que nos dá o vigor necessário para a vida. A imaginação nos leva a mundos desconhecidos e fantásticos.

Las Vegas
Enviado por Las Vegas em 29/01/2015
Código do texto: T5118480
Classificação de conteúdo: seguro