Casos do Picolé - Izipiano

Terminei o Ginásio em 1961, ano que eu teria que me alistar para servir o Exército Brasileiro. Me alistei em Rio Claro, e apesar de morar na fazenda e ser filho único, fui convocado para servir o Exército em Corumbá MS, pois eu tinha 1,69m (1,70m pra cima, serviria em Brasília ou Rio de Janeiro ).

Já pensou Corumbá a cinquenta e poucos anos atrás ? Fiquei apavorado. Meu pai e meu tio se empenharam em mudar a situação, mas nada e ninguém poderia reverter a convocação.

Os dias passando e a hora de me apresentar, cada vez mais perto. Meu tio ,um dia conversando com um Coronel, explicou a situação e ele disse o seguinte: “estamos passando por uma situação muito difícil no País, e toda convocação tem que ser cumprida”. Era quase o fim das esperanças. Porém este mesmo Coronel, vendo nosso desespero, falou, - só tem um jeito de não precisar ir para Corumbá, é cursar uma Escola Agrícola em regime de internato.

Descobrimos uma escola dessas em Pirassununga. Corremos pra lá. Era o IZIP. Ultimo dia para a inscrição para prestar os exames. Fizemos a inscrição e três ou quatro dias depois começariam as provas. Era tudo ou nada ( Pirassununga ou Corumbá ). Cheguei na véspera da primeira prova, comecei a ver os grupinhos estudando. Meu Deus, não sabia nada daquilo. Encostei num grupinho que tinha um japonês (Shuzo Oki ), dois caras que sabiam tudo ( Edgar e Waldemar )e eu coitado, não sabia nada.

Começaram as tais provas, pra minha sorte, eram testes. Fui fazendo , uma achava que não tinha ido muito bem, outra também não, e assim foi até o final. Eram quase duzentos candidatos para sessenta vagas (30 para zootecnia e 30 para laticínios ). Que sufoco até sair os resultados.

Chegou o grande dia. Foram chamando um por um na sala de Dna Mariinha, pois conforme a classificação, iam escolhendo o curso que queria fazer. A agonia era tanta , e cada um que saía da sala era uma festa. Depois de ter entrado uns cinquenta, eu continuava alí num canto, aborrecido.

De-repente saiu um veterano da sala ( Laerte de Oliveira )se não me engano. Gritou – o último classificado é o Piccoli ! Os que sabiam da minha historia, me pegaram e me jogaram no lago, com roupa, documentos, dinheiro, tudo. Já estavam me chamando na sala, entrei todo molhado. Dna Mariinha me deu os parabéns-Voce é ultimo classificado, se pudesse escolher, qual curso queria ? Eu respondi- se pudesse escolher eu iria para a zootecnia. Ela me deu os parabéns novamente , e disse- você tem muita sorte, é o primeiro ano que sobra uma vaga de zootecnia para o último colocado. Saí correndo e eu mesmo me joguei no lago, quanta festa!

Transferi o alistamento militar para Pirassununga, com recomendações do Coronel, e assim me safei de Corumbá; e Graças a Deus me tornei um IZIPIANO, com muito orgulho!!!

Luiz Piccoli
Enviado por Luiz Antonio Piccoli em 25/01/2015
Código do texto: T5113946
Classificação de conteúdo: seguro