Casos do Picolé - A fruta amarelinha...
Eu era o encarregado do manejo do gado na Fazenda Vale do Sonho, no Município de Barra do Garças MT.
Certo dia estávamos verificando as condições das pastagens para programarmos o manejo do gado. Na camionete seguiam eu, o Eduardo ( um dos donos da Fazenda) e o Roque ( um dos peões). Íamos conversando e trocando ideias quando avistamos uma pequena árvore carregadinha de um lindo fruto amarelo! O Eduardo logo perguntou ao Roque; - Que fruta é essa ? Prestativo ele logo respondeu; - É cagainteira isso dá um suco que é uma delicia.
Parei a camionete na hora e enchemos uma sacola.
Chegando a sede da Fazenda à tardinha, o Roque mais que depressa, pegou a sacola e falou; - Vou preparar um suco pro cês jantá!
Já estávamos no meio da janta, quando ele chegou com uma jarra de 2 litros de um suco amarelinho que era uma beleza.
Noite quente, 37 graus, experimentamos o suco. Uma delicia, tomamos a jarra toda. Nenhum dos Mato-grossenses, sequer experimentou o tal do suco.
Conversamos na varanda até umas 9 horas e fomos dormir.
Assim que eu me deitei, senti um barulho estranho na barriga e já precisei correr para o banheiro! E assim foi a noite toda.
Levantei pela manhã meio zonzo e fui para a cozinha.
Daí a pouco, chega o Eduardo os olhos fundos, olheiras, perguntei; - E aí? Dormiu bem? Ele respondeu; - Dormi nada! Passei a noite toda como um Rei! Como assim perguntei? E ele falou; - Passei da cama para o “trono” do “trono" para a cama sem parar!!
A peãozada rolava de rir dos paulistas.
O Roque parando de rir diz; - Gente eu avisei! A fruta se chama CAGAINTEIRA!!!!