OLIVEIRA IX, OLIVAS, AZEITONAS

ESTA É UMA OBRA DE FICÇÃO, ONDE RELATO FATOS HISTÓRICOS REAIS, SOB MEU PONTO DE VISTA FICCIONAL.

- Bom dia! É um prazer conhecê-lo Marechal...

- Bom dia! Fiz um termo para esta entrevista que diz o seguinte: “Se esta for editada, receberei R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais) de indenização e 24 horas de tempo na sua TV para usá-lo da forma e motivo que melhor me aprouver e terei uma copia original de toda entrevista, gravada pelo meu sistema de segurança”.

- Eu assumo o compromisso.

- Assine aqui.

- Não tenho procuração para assinar, mas dou minha palavra.

- Ligue para alguém que possa assinar e mande-o aqui.

- O Senhor não confia?

- Em um País onde o primeiro presidente após a revolução assumiu na morte do titular, foi um traidor por onde passou, o segundo foi cassado por corrupção e apóia o atual. O ex presidente era um sindicalista analfabeto e esta sendo investigado pela Policia Federal, onde a atual presidente foi seqüestradora e ladra de banco, onde o presidente do senado já renunciou para não ser cassado, onde o presidente da câmara tem problemas com a justiça por ter os direitos políticos cassados, onde tua empresa tem como receitas 65% das verbas do governo, não! Eu não confio.

- O Senhor tem opiniões pesadas. O editor me autorizou assinar os papeis.

- Vou desligar os bloqueadores de sinais, assim o senhor poderá começar a gravar.

- A nossa entrada, estes diálogos foram perdidos?

- Nada nos teus equipamentos foi gravado, mas foi tudo gravado nos meus, programei meus aparelhos para gravarem em outra freqüência.

- Como funciona este sistema?

- É um sistema de segurança Israelense e uma das funções é gerar um ruído em determinada freqüência que impede as funções de outros equipamentos. Pronto, pode começar a entrevista.

- Hoje vamos entrevistar em seu apartamento, o Marechal Oliveira, um Herói da segunda guerra e tido como maior Espião Brasileiro, protagonista em todas as eleições do governo Militar e que nos círculos militares consta que foi o General que acabou com a guerrilha do Araguaia. Bom dia Marechal!

- Bom dia a ti e a todos os telespectadores de teu canal.

- Marechal! Por favor, um breve relato de sua Biografia.

- Nasci em 1922 aqui no Rio, em 40 fui para a academia do exercito, em 44 como Tenente fui lutar na Itália e esta campanha me deu o Direito à Patente de Marechal. No pós guerra, fui como Adido Militar para Alemanha, na década de 50 fui para West point e Escola Superior de Guerra, na década de 60 fui para o Generalato e baixei com marechal na década de 80.

- É verdade que o senhor atuou nos bastidores de todas as eleições do Governo Militar?

- Sim é verdade! Eu e todos os militares do Exercito e das outras forças, nos escolhíamos quem tinha o perfil para o cargo, levávamos para o presidente e fazíamos campanha para os candidatos terem a unanimidade das armas, depois fazíamos a campanha para Elegê-lo.

- Como o Senhor se tornou o super espião brasileiro?

- Eu nunca fui um Espião! Fui um Agente de Segurança e Inteligência, que comecei na Alemanha pós guerra. Durante a Guerra Fria convivi com vários estadistas e agentes de segurança do mundo todo, isto me deu experiência e na volta ao Brasil, durante o Governo Dutra, fui convocado por ele para criar o Serviço Federal de Informação e Contra Informação que durou ate 64 quando o Gen. Golbery criou o SNI, eu fui contra, achava que o SFICI só precisava ser modernizado.

- Como o Senhor via a Guerrilha do Araguaia?

- Alguns insurgentes com o apoio de países comunista, resolveram que aqui no Brasil onde temos fazendas maiores que vários países, eles montariam uma base de treinamento de grupos paramilitares e que passariam despercebidos, escolheram o alto do Araguaia na região do Estado do Pará e se foram. As agencias de inteligências descobriram com a prisão dos guerrilheiros Pedro no Ceará e de Regina em São Paulo os locais dos acampamentos e com algumas detenções na região, a formação e locais dos grupos.

No começo achávamos pelos relatos que estes subversivos não queriam a volta da democracia e sim o estabelecimento de um Estado Comunista ou Socialista. Mas a verdade é outra: Todos lutavam em beneficio próprio, hoje tenho certeza que estes guerrilheiros queriam apenas se dar bem na vida. Acho que dos ideologistas do movimento a maioria morreu em combate, sobrou apenas os chupins.

Recentemente chegou a mim, uma denuncia de uma professora que foi espancada nas dependências do Exercito, fui checar a cronologia e na época citada a danada tinha apenas oito, oito, oito anos de idade, me dê o nome do soldado que fez isto que eu mesmo o mato, não tem cabimento, hoje está assim, preciso de dinheiro, apanhei dos Militares na ditadura, ela esta pleiteando uma indenização na justiça. Tem um ex Presidente que foi espancado por um Delegado da PF em São Paulo. Este Delegado nunca trabalhou em São Paulo...

- Tem o caso “Genuino”...

- Do Lício? Continua um covarde até hoje, tudo o que contou para o Major, bateu, sem apanhar, desculpe o trocadilho. O Lício deu um tiro na perna de uma guerrilheira, foi socorrê-la tomou um tiro na boca, tem dificuldades para comer até hoje, não se tornou General pelo tempo de afastamento, quem o indenizou?

Tem aquele garoto que foi esquartejado na frente da família pelos terroristas, acusado de ajudar os Militares na área de Xambioá, ninguém fala nada.

Eu tenho um amigo General ferido no atentado de Guararapes, sofre com as seqüelas até hoje. Neste atentado morreu um jornalista e um Almirante, teve também 14 feridos, ninguém foi indenizado pelos terroristas, onde esta a Comissão que quer esclarecer o passado? Quer apenas esclarecer e fazer real o lado oposto da guerra.

- O senhor tem arquivos destes e de outros relatos?

- Não! Não tenho! Mas como Oficial de Inteligência participei de vários IPM e seguramente sei do que estou falando. E vários outros processos passaram pelas minhas mãos para serem analisados, checados e em alguns casos, estudados.

- O caso Rio Centro?

- Estudei este caso, todos os Militares envolvidos foram absolvidos pela Justiça Militar. Os que tinham uma ponta de duvida, ou foram absolvidos por falta de provas, o Exercito puniu, com baixa precoce ou nem chegaram ao Generalato.

- Com a sua idade, o senhor está armado?

- Sim estou! É uma prerrogativa constitucional, eu tenho o direito de ter e portar armas, por ser um militar, acho que todos deveriam ter este direito que nos foi tomado por medo de uma contra revolução, coisas que não fizemos nem com o AI1, AI2, AI3, AI4 e AI5.

- O Exercito é acusado de esconder documentos e ocultar cadáveres, o que o senhor me diz?

- Cuide dos teus, que dos meus cuido eu... Nos não deixamos nenhum Soldado ferido ou morto na batalha, pegamos os nossos e cuidamos. A guerrilha fugia e deixava os seus, os feridos, socorríamos e os mortos, dependendo da situação enterrávamos ou largávamos lá. Alguns socorridos hoje gritam que os torturamos, devíamos tê-los deixados na mata feridos para serem devorados pelos animais e serem apenas mais um desaparecido.

Quanto aos documentos, eu gostaria que mudassem a constituição para a abertura dos mesmos, porque o outro lado também tem o que temer. Imagine a abertura dos arquivos do DOPS, DOI CODI, PF destas pessoas que estão no poder e se dizem heróis, imagine saber que um ex Presidente foi informante da Policia Federal (X9), imagine você saber que seu parceiro te dedou, eu sei.

- O senhor esta dizendo que muitos mortos em combate foram abandonados na mata pelo Exercito?

- Negativo! Eles foram abandonados pelos “Irmãos de Armas” que fugiam covardemente e os deixavam para trás. Eu estou em uma guerra onde tenho que combater, sobreviver, cuidar de meu irmão ao lado e carregar os mortos do inimigo? Os nossos, nos carregamos, ninguém ficou lá!

- Dizem que a culpa é dos Militares, o Senhor certamente não concorda com esta afirmação?

- Realmente não concordo! Desde o Império, todos os Governos Civis antecederam um Governo Militar e todos com exceção do segundo Governo de Getulio Vargas, que foi eleito pelo voto direto e venceu o Militar Brigadeiro Eduardo Gomes, sempre foram chamados para corrigirem um estrago feito pelos civis. Hoje esta muito difícil, porque os civis no comando são políticos e da pior espécie. No Governo dos Militares houve o maior avanço e crescimento do Brasil, hoje vemos obras faraônicas superfaturadas e inacabadas e as acabadas são inúteis. Grandes projetos dos militares estão sendo sucateados ou destruídos, ou de civis de outros governos como a Petrobras.

- O Senhor acha que houve uma revolução de esquerda no País?

- Acho que a esquerda esta no poder e quer se manter a todo e qualquer custo, houve uma campanha de marketing que reelegeu a Presidente com uma margem pequena e apesar de todas as denuncias. Com todo aparelhamento da maquina estatal, o Executivo hoje manda no Legislativo e no Judiciário e para manterem o poder, nunca se roubou tanto neste país.

- O Exercito vai intervir?

- Não! O Exercito não vai intervir, a força tem acompanhado a situação e gostem ou não, a Presidente foi eleita pelo voto direto, foi o povo quem a escolheu, portanto o povo é quem vai pagar ou colher os louros de seu voto. Particularmente acho que este pagamento será caro e severo, já temos aumento da gasolina, luz, certamente teremos falta de água, energia e divisas, o governo já esta mexendo no seguro desemprego, pensão por morte e outras coisas que disse na campanha que não faria.

- Obrigado Marechal, tenha um bom dia!

- Bom dia a ti e a todos os telespectadores de teu canal!

- Hoje entrevistamos o Marechal Oliveira, em seu apartamento no Rio de Janeiro onde nasceu e vive. Uma lenda viva do Exercito...

Cesão
Enviado por Cesão em 31/12/2014
Código do texto: T5086353
Classificação de conteúdo: seguro