NUMA NOITE DE LUA CHEIA= EC

 
Roberto o filho do Coronel trouxe a namorada, Yeda para conhecer sua família e passar o fim de semana no campo.

Todos gostaram da moça e estavam felizes com o namoro dos dois, todos, menos o Guié, o negrinho adotado pela família.

Guié e Roberto sempre foram muito amigos. A diferença de idade não era empecilho para que brincassem juntos, jogando bola ou nadando no rio e ainda iam à cidade para a matinê do cinema, o circo ou o parque de diversões, com direito a pipocas e picolés.

Mas Roberto foi fazer o serviço militar, depois arranjou um emprego na cidade e foi-se distanciando dele.

De repente o Roberto era homem feito e o Guié continuava sendo um garoto. Tinha muito ciúme dele. Não gostava de seus amigos e ficava triste quando ela saia para passear e não o levava.

Agora, vendo-o cheio de mimos com a namorada estava em brasas.

Pior do que isso só o medo que o assaltava por ser uma sexta feira 13, noite de lua cheia, e, segundo ele, um saci Pererê que andava rondando o sitio podia aparecer a qualquer momento.

-- Não seja bobo, menino! Sacis não existem. São figuras mitológicas...

— Se ele é figura... mi... mi... Essa coisa ai, não sei, mas ele anda por ai. Já apareceu no sitio do Seu Lucas ...foi o Caluta que disse ...

-- O Caluta está mentindo, ou pode ter visto qualquer animal no escuro e pensado que era ele.

-- Mas o Seu Lucas confirmou e até a dona Leopoldina. Ela ficou com tanto medo que precisou tomar calmante. E a dona Elisa que teve aquele alccê, diz que foi porque o saci passou por lá...

-- É AVC! E agora chega de falar bobagem. Vamos jantar.

Mas o menino estava apavorado. Quase nem comeu  e a cada ruído que ouvia olhava assustado para a janela.

Foi deitar-se muito cedo depois de tomar uma xícara de chá de cidreira preparado pela mãe.

Mais tarde a mãe foi espiar como ele estava e voltou dizendo que estava dormindo com a cabeça debaixo do cobertor de tanto medo.

Todos riram e esqueceram o incidente.

Roberto e Yeda saíram para dar uma volta pela fazenda.A noite estava linda! A lua cheia parecia sorrir e as estrelas brilhavam sem a interferência das intrometidas luzes de neon das cidades.

Mas, de repente, o encantamento foi perturbado por um apito estridente e quando olharam para trás viram sobre uma árvore uma figura com uma só perna, um gorro vermelho e um cachimbo aceso.

— O saci!

Yeda gritou e saiu correndo. Roberto alcançou-a e procurou acalmá-la, mas ele também não estava muito tranquilo.

Foram andando a passos largos em direção à casa que estava distante, mas quando olharam para trás, lá vinha o Saci correndo com sua única perna atrás deles.

Yeda saiu correndo, escorregou em uma pedra, caiu, machucou o nariz e, a essas alturas já estava chorando desesperadamente e Roberto não sabia se a consolava ou corria mais ainda arrastando-a para casa.

Embora um tanto assustados os pais de Roberto insistiam em dizer que não podia ser, que eles estavam enganados.

Mas Yeda estava desesperada, o nariz sangrava, tudo que queria era ir embora e como Roberto negou-se a levá-la, brigou com ele e no dia seguinte pegou o primeiro ônibus e foi-se.

Todos ficaram muito aborrecidos e intrigados com o incidente embora “ninguém acreditasse em sacis”.

Enquanto isso, lá na cozinha. Jacira, a empregada, apertava o Guié:

— Porque você cortou uma perna de seu pijama branco e escondeu o gorro vermelho e o cachimbo do vovô embaixo do colchão?

—... Eu não fiz isso...

--- Muito bonito! Fingiu que estava com medo e na verdade estava aprontando a travessura! Quero ver se o saci aparecer para você!

--- Sacis não existem! São figuras mistrólógicas!

--- Quem foi que disse isso?

--- Foi o Roberto. Ele sabe das coisas.

--- Humm! Sabe tanto que tem medo do "saci-Guié"! Se o Roberto descobrir não leva você ao circo nunca mais.

Mas todos acabaram achando graça, pois o Guié era o xodó da família com direito a todas as traquinagens.
                          1046296.jpg
 
                                           1029375.gif
                                             1049908.png
 Este texto faz parte do Exercício Criativo
NOITE DE LUA CHEIA
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/noitedelua.htm·.

 
 
Maith
Enviado por Maith em 15/12/2014
Reeditado em 04/02/2015
Código do texto: T5070164
Classificação de conteúdo: seguro