561-AGORA SOU MAÇOM !-

Era uma turma de garotos curiosos, daquela curiosidade insaciável de adolescentes..

— Que negócio é este de maçonaria? -- Licurgo um dia apresentou esta indagação aos amigos na roda de conversa preguiçosa.

— Sei lá, respondeu Marquinho. -- Porque você não pergunta ao seu pai, Zé Luiz. Ele é maçon, pode lhe falar.

— Que nada, sô, falou Zé Luiz. – Papai num fala nada da maçonaria. Quem tá lá dentro não pode falar nada, e quem ta de fora não tem como entrar. Só se virar maçom.

— Pois eu vou descobrir! — afirmou Licurgo.

— Vai, como? Perguntou Benito. — Você nem tem idade para ser maçom. Só gente de idade e de muita classe é que consegue entrar lá.

— Pois escreve aí. Vou entrar lá e descobrir.

Marcou um dia, uma tarde, quando os garotos sabiam que não havia ninguém lá dentro da “Loja”.

Ajudaram Licurgo a pular o muro. Ele foi sozinho, pois os outros garotos não tinham coragem.

Lá dentro, Licurgo desceu pelos galhos de uma arvore, e, tendo levado umas chaves velhas, conseguiu entrar na Loja.

Mas assim que entrou, foi surpreendido por dois empregados que faziam a faxina na Loja. Homens de baixos instintos e maldosos por natureza, assim que viram o Licurgo, o agarraram e “passaram-lhe o ferro”.

Licurgo agüentou tudo calado. Quando voltou, estava amuado e triste. Os colegas lhe perguntaram:

—Então, conta pra nós o que tem lá dentro!

E ele respondeu:

—Não posso. Agora sou maçom.

Moral da história: nunca entre em lugar nenhum sem antes conhecer o que está lá dentro.

ANTONIO GOBBO

Belo Horizonte, 10 de setembro de 2009

Miniconto # 561 da série 1.OOO Histórias.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 01/12/2014
Código do texto: T5055437
Classificação de conteúdo: seguro