VOVÔ

 
Era alguém que eu muito amava e admirava. Não só por suas qualidades como pessoa, mas por sua aparência sempre tão serena, com seus cabelos completamente brancos, sua tez morena e sua postura nada encurvada. Vovô Antonio amava como ninguém a natureza e os animais. Fora criado na fazenda, com pouco estudo, mas sua sabedoria me impressionava desde que eu era bem pequena.

Eu gostava de passar as férias em sua casa, pois o acolhimento, o aconchego, a atmosfera de paz, as atitudes dele, sempre tão corretas, de vovó e de meus tios, me faziam muito bem.

Já bem velhinho, ficou muito surdo e, como não ouvia, falava pouco. Vovô gostava muito de chimarrão e sempre recebia suas visitas com um mate caprichado.

Tinha um parente, o Nandinho, que o visitava com frequência. Quando ele ainda ouvia bem, ambos passavam horas tomando chimarrão e conversando animadamente. Mas depois que a surdez piorou, recebia Nandinho com a mesma alegria e satisfação, porém a conversa foi diminuindo aos poucos. Ainda tomavam chimarrão por horas, mas no mais absoluto silêncio respeitoso.

Nandinho entendia que sua presença física era apreciada e, reverente, aceitava o silêncio como coisa natural.

O que me tocava e me dá até hoje a dimensão de uma verdeira amizade é que, só a presença dos dois alí, sentados em suas cadeiras, tão próximos, era suficiente para demonstrar que ambos se alegravam com a presença um do outro, e isso lhes bastava.
       
          ---------------------------------------------------------------------



NOTA:
E meu irmão que se chama Antonio, em homenagem ao avô, lendo o meu conto também falou-me de suas reminiscências:  

"Entre os longos silêncios, ele falava "É"... e o Nandinho anuia dizendo "É"..., e a expressão deles era divertida, de concordância plena. Para mim, aquele "É"... abrangia milhares de idéias sábias e realistas sobre a vida e o mundo."

 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 17/11/2014
Reeditado em 10/01/2020
Código do texto: T5038441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.