Dormideira (zzzz...)

"Dorme, dorme, dormideira, pra acordar na segunda-feira" . (bom seria eu dormir agora e só acordar na segunda, (a minha insônia é crudelíssima) como diz a musiquinha). Alguém se lembra dessa plantinha que encontramos nos matos afora? Pois é...

Lembro que quando ia para o sítio dos meus pais, lá em Miguel Pereira, onde o mato e o verde era preciso, precioso e com viço, os pulmões respiravam aquele geladinho pela manhã e esticava quase até às dez. E era tão gostoso. Tudo tão natural e tão generoso ao ponto de doer na pele. Mas uma dor bem quente que só a gente sente, entendem? Aquela que você corre e pega um casaquinho de flanela do conjuntinho de pijama, muito meiguinho, bem... o meu era assim.

Sai pra lá, sua prolixa! _ Presente! rsrs

Voltemos ao assunto da plantinha dormideira, era mais ou menos assim: Eu acordava bem cedinho e corria pelos matos para caçar as frutas que esparramavam-se nas madrugadas com o vento forte ou com a chuva de trança, e era a festança. Posso lembrar assim? Então, repara bem nas plantinhas mimosinhas que ao pé do mato orvalhado estendiam-se pelo caminho do "verde que te quero verde" e lá ia eu, danada, fazendo cosquinhas nas folhas das bichinhas e as coitadinhas "dormiam" de roncar. E como eu gostava de ver o fato, e cantava bem baixinho: "dorme, dorme, dormideira, pra acordar na segunda-feira".

Trata-se da Dormideira ou Sensitiva, como queiram chamá-las, mas, nem sei se acordariam nessa cantiga de ninar, mas, não custa nada tentar!

Dormideira _ Arbusto perene, da América Tropical, teu nome é Gal?! Hahahaha! Não, não e não. Eu sou a mimosa, também me conhecem assim, mas não confundam as espécimes, mimosa, é o gênero, sim?! Pertenço a família das ervilhas (Leguminosae), e ao leve do seu toque, menina, causa-me a sismonastia, que é o deslocamento das folhinhas... Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!...

Bem, também sirvo na medicina desse povo, que em infusão ou cataplasmas, vou aliviando certas dores e aperreios, mas em altas doses, posso ser tóxica sem volteios, cuidado!

Mas gosto mesmo é desse mimo teu! _ E lá ia eu pelo mato afora cantando a cantiguinha em plena aurora daquele dia: _ Dorme, dorme, dormideira, pra acordar na segunda-feira...

E não é que dormiam as preguiçosinhas? Agora, não sei o momento que acordavam, porque o meu intento, na verdade, era vê-las dormindo a toda hora.

Kathmandu
Enviado por Kathmandu em 14/11/2014
Reeditado em 14/11/2014
Código do texto: T5034759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.