A Comemoração

Antônio Faustino da Silva, ou Antônio Gaguinho, nasceu na cidade de Cabrobó – PE, mas passou toda a sua infância aqui em Campina Grande. Desde rapazinho, passou a trabalhar em lanchonetes e restaurantes. No início como lavador de pratos, depois como ajudante de cozinheiro e finalmente como cozinheiro.,

Se era uma coisa que Antônio sabia fazer com perfeição era cozinhar, logo sua fama ultrapassou as fronteiras da Paraíba. Antônio acabou sendo convidado para chefiar a cozinha do mais antigo e tradicional hotel do Rio de Janeiro, o famoso Copacabana Palace.

Em pouco tempo, Antônio passou a ser o mais famoso “Chef de Cosine” do Rio de Janeiro. As refeições preparadas por ele eram consideradas uma obra prima da culinária. Antônio Gaguinho tornou-se o “Mestre Cuca” dos Chefes de Estado e celebridades. Sua fama agora extrapolava as fronteiras do Brasil , o homem tornou-se um cozinheiro famoso.

A fama de Antônio era tanta, que constantemente era chamado para preparar os monumentais banquetes servidos no Itamarati..

Muitas vezes ele era convidado párea acompanhar os ricos empresários nos seus cruzeiros marítimos ou em safáris pela África, tamanha era a preferência de uma seleta minoria pelas suas comidas.

Certa vez, Antônio Gaguinho fora convidado por um poderoso banqueiro de São Paulo para ser o seu cozinheiro oficial, durante um safári que seria realizado no Quênia.

Alguns dias antes do embarque do grupo para a África. Um jatinho foi deixado a disposição do Antônio para que ele viajasse com os seus ajudantes para a África. Fora a bagagem do grupo o jatinho viajou abarrotado de iguarias e bebidas finas..

Dois dias após a chegada do Antônio, chega o grupo para dar inicio ao grande safári, eram industriais, banqueiros, celebridades e até um Sheik de um emirado Árabe fora convidado. Como gente fina é outra coisa, Antônio teria de mostrar as suas habilidades naquele banquete servido em plena savana africana.

Finalmente chega o grande dia, Antônio ,estava eufórico e apreensivo, a todo instante distribuía ordens com os seus comandados. Quando todos os convidados já estavam postados as mesas, o anfitrião convida o Antônio para ser apresentado aos presentes. Para amenizar o calor e para maior comodidade dos convidados o acampamento foi montado as margem de um lago.

Quando Antônio ia se aproximando da mesa para ser apresentado aos convidados, sem querer olha em direção a margem do lago, ele vê uma grande coisa vindo em sua direção, que lhe deixa altamente nervoso e apavorado, então ele passa a gritar, ou melhor, tentava gritar, pois o homem era gago e agora estava super nervoso com o que vira vindo da margem do lago. Então passa a gesticular e gritar com sua voz de gago:

- O o o o Hip, o o o Hip !

Os convidados pensando que o gaguinho estava querendo comemorar o grande banquete, em coro respondiam:

- Hurra, Hurra !

O gaguinho mais nervoso ainda, gesticulava e gritava apontando para a margem do lago:

- O o o 0 HIP, O o o o HIP !

- HURRA, HURRA ! Gritavam os convidados euforicos.

De repente, para surpresa e desprazer de todos, surge vindo da margem do lago, um bruto hipopotamo, com os seus mais de 3000 kgs em desabalada carreira entra acampamento adentro, apavorando a todos e levando nos peitos tudo que encontrava pela frente, eram mesas, cadeiras, barracas, carros foram jogados para o alto e destruídos pela fúria do grande animal.

Passado o perigo e refeito o susto, o anfitrião que estava trepado numa arvore para se proteger da fúria do animal, grita para o gaguinho, e. . .

- Seu desgraçado, porque você não avisou que aquele

bicho danado estava vindo para cá ?

- Eu, eu, tem-tei a-visar, eu, eu a-inda gri-tei, o o o Hip, o o o Hip-opo-ta-mo ! ! !

Zé Uchôa
Enviado por Zé Uchôa em 11/11/2014
Código do texto: T5031415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.