Criogenia

.:.

Criogenia

Nos corredores do Hospital Regional de Santelmo as enfermeiras estão em polvorosa. Os sussurros também tomam conta das imediações do necrotério. Todas queriam ver o homem que acabara de dar entrada, infelizmente, em óbito. Augustus, empresário da cidade, casado, 65 anos, enfartou no motel, durante uma sem-vergonhice que fazia com a Miss Santelmo: moça linda, loira, de apenas 19 aninhos.

– Cabra velho sem futuro! Esse povo que tem dinheiro pensa que pode mais que a natureza, minha fia! – comentava uma das enfermeiras, olhos vidrados no corpo estendido sobre a pedra.

A outra amiga, não menos curiosa, olhando para os lados e se voltando reiteradas vezes para o corpo, retorquiu:

– Como pode isso? Morreu e continua assim? Deus do céu! O caixão não vai fechar com uma tranqueira desse tamanho, mas é nunca!

– Fale baixo, Damiana! Quer que nos peguem aqui olhando o homem morto, é?

– Morto? Se esse for o sinal da morte, D. Toinha, como deveria ser o seu Augustus em vida, me diz?! Como foi isso? Vou à recepção é agorinha mesmo saber de todos os detalhes.

– Fique aqui comigo, entendeu? Se chegar alguém, falo o quê? Fique aqui, sua mocinha!

As duas silenciam. Olhando fixamente o lume cadavérico, iniciam singela prece. Aos poucos, movidas pelas vozes em oração, o necrotério vai ficando cheio de enfermeiras... Todas, compenetradas, velam o corpo. Entre sorrisos, carinhas de espanto e sinais da cruz, entra um enfermeiro:

– Gente, que loucura isso! Tadinho dele – o enfermeiro parecia dialogar com o cadáver. Quanta maldade, que vida cruel essa... E que morte podre! O Dr. Augustus era tão generoso e atencioso comigo. E vocês, suas curiosas, por que permanecem aí? Já viram, não viram? Vou cobrir o corpo do Dr. Augustus. Valha, como vocês são!

De repente, ouve-se um coro de vozes:

“Não cubra!” – Gritam todas as enfermeiras.

– Saia você daqui, Vinicius!

Damiana, a mais jovem das enfermeiras, voluntariou-se e conduziu Vinicius para além das fronteiras do necrotério. Ao retornar, ofegante, comentou:

– D. Toinha, a senhora, que praticamente nasceu nesse hospital, já tinha visto isso antes?

– Desse tamanho, não, minha fia! O tal do priapismo eu conhecia, mas esse tá demais!

O sorriso foi generalizado. Damiana, constrangida, tentou remendar:

– Não era isso, D. Toinha – insiste a plantonista, sarcasticamente. – Perguntei se algum homem já tinha morrido assim, rígido, em algum plantão da senhora. – As demais enfermeiras se entreolharam cúmplices, confidentes. Aguardavam a resposta.

– Minha avó me falou uma vez que conheceu um preto velho chamado Faraó, lá dos cafundós dos Judas, que tinha essa presepada de ficar feito a peste o tempo que quisesse... Foi na época da escravidão, quando o povo de Santelmo andava mais bem vestido, os homens usavam paletós com mais frequência – hoje, é tudo pouco demais, até a vergonha na cara.

– Responde logo, D. Toinha! Nunca tinha visto?

– Você é mesmo uma peste, Damiana! Já não falei que desse jeito nunca vi, ora! Vocês me respeitem! Tenho a idade da mãe de vocês!

Dejanne, outra enfermeira, viajava nas imagens que a ‘pedra’ proporcionava...

– Antigamente, os anciões pregavam caminhando e as bengalas impunham respeito. Serviam para segurança deles, checando os caminhos, abrindo as matas por ondem andavam e como apoio...

Patrícia não se conteve:

– O que uma boa bengala não faz, não é Dejanne! Elas impunham respeito, era? Checavam caminhos, abriam matas ‘virgens’? O que chama de bengala, minha amiga, eram, na realidade, os cajados utilizados pelos líderes religiosos, principalmente. Entretanto, entendi sua colocação ao referir-se às bengalas. Anda assistindo a muito filme, queridinha!

A gargalhada foi geral.

– Só falta você, Dejanne, falar que o preto velho, o Faraó, amigo da avó da D. Toinha, andava conquistando as mocinhas de antigamente com as bengaladas! – grita Anita, sem desgrudar os olhos do de cujus, do outro lado da pedra. A impressão que se tinha era a de que todas desejavam uma ressuscitação!

– E andava mesmo! – interveio D. Toinha, sobressaltada.

– Minha avó falava que o Faraó era requisitado pelas senhoras da Casa Grande. Ele vivia dando ajudinha para muitas esposas de fazendeiros, políticos... O peste era metido a ‘Raimundo Faz Tudo’: pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico, marceneiro. Qualquer problema na casa das patroas, quando os patrõezinhos saíam, elas chamavam o preto velho. E o disgramado do Faraó usava umas roupas, dizia minha avó, que denunciavam tudo – igual a esse peste que está aqui, agora, mortinho diante de nós.

Escuta-se um ‘Nossa!’, vindo do lado esquerdo da porta de entrada. As enfermeiras se voltam e veem a Dra. Amanda, ainda com a mão à boca, escandalizada:

– Nossa! – repete a doutora. Que horas foi isso?

– No prontuário, doutora, diz que eles entraram no motel dez horas da manhã. Só o povo do hospital olhando, depois que a ambulância deixou aqui, já tem quase uma hora. Esse necrotério está disputadíssimo hoje – responde Vinicius, eufórico, ar vingativo. Posso cobrir o homem, doutora?

– Não cubra, ainda, Vinicius... Por favor, tá! – havia apelo nas palavras da médica. Vinicius, transtornado, retira-se.

A médica põe as luvas e verifica a rigidez cadavérica.

– Está muito duro, Doutora? – pergunta Damiana.

Silêncio.

...

A morte do Dr. Augustus repercutiu e acalorou diversas discussões na cidade. As senhoras exigiram a proibição da ‘Pílula do amor’ – acreditavam que os homens, depois que elas se apoderaram das pílulas anticoncepcionais, buscavam a virilidade a todo custo e o uso continuado dos comprimidos estava matando os velhinhos da cidade. D. Carlota, viúva de outro empresário setentão, criou o Clube das choronas. Elas se reuniam semanalmente e, uma vez por mês, dirigiam-se aos túmulos dos maridos. Lá, em protesto às mocinhas que lhes roubaram os companheiros, descerravam as calcinhas e mijavam, escandalosamente, sobre os jazigos.

...

O sepultamento foi motivo de festa. Havia fila de curiosos e especuladores. Centenas de pessoas, cada uma com sua interpretação sobre o inusitado falecimento, queriam conferir o improvisado detalhe que fizeram na parte mediana superior do caixão.

Augustus foi o primeiro homem de Santelmo a misturar o pó de catuaba, dos índios ancestrais, com um comprimido azul, recém-descoberto no entreposto de Ibrahim, nas ilhas Minsk. Talvez a dosagem tenha sido exagerada e o pó da virilidade tivesse tirado-lhe a vida. Outros senhores de Santelmo certamente morrerão, buscando a dosagem certa, pois, depois que a porta está aberta é impossível retroceder – a ciência pode até escandalizar a vida, mas, muitos, em nome dela, na esperança de momentos de felicidade, lançam-se para a morte.

...

Damiana, a enfermeira, segue na fila. As ladainhas não cessam. Ela entra no coro das rezadeiras, enquanto espera para despedir-se do Dr. Augustus. Ao cruzar pelo caixão, não se contenta:

– Não falei que o caixão não fecharia!

Depois da última olhadela, Damiana faz o sinal da cruz, benze-se três vezes, pedindo uma graça, e sai.

...

Num avião, o corpo do Dr. Augustus segue para o único lugar do mundo onde os corpos são congelados em nitrogênio, a –196 ºC... O sonho faraônico ainda se mantém vivo entre homens que esperarão a descoberta das causas mortis, o degelo e o renovar da existência.

Nijair Araújo Pinto

Iguatu-CE, 13 de setembro de 2014.

14h04min

.:.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 05/11/2014
Reeditado em 07/03/2015
Código do texto: T5024299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.